Secult e TRE - PB estudam parceria para realização da eleição do Consecult PB

publicado: 01/08/2023 09h28, última modificação: 01/08/2023 09h28
pedro santos no TRE - urnas.jpg

Na última segunda-feira (31), Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura, foi recebido pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

O objetivo da reunião foi a parceria entre os órgãos para a realização da eleição do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult PB). Com a parceria firmada através do uso das urnas eletrônicas do TRE, a eleição que sempre aconteceu de maneira analógica, torna-se mais transparente e garante maior agilidade ao processo eleitoral do Consecult, previsto para dezembro deste ano.

A parceria, que ainda está em análise, foi bem avaliada pela desembargadora: “No momento que o secretário Pedro Santos, vem ao TRE da Paraíba solicitar que nós disponibilizemos urnas eletrônicas para a eleição do Conselho Estadual de Cultura, ficamos muito felizes, porque podemos colaborar; e com essa parceria as pessoas escolham os seus representantes da melhor forma, com lisura e transparência, e juntos iremos divulgar o que é bom, belo e virtuoso”, afirmou Fátima Maranhão.

Para Pedro Santos, a avaliação também foi extremamente positiva. “A nossa visita ao TRE demonstra o respeito e o compromisso que a Secretaria de Cultura tem com a participação social. Na medida que o TRE se soma à eleição do Conselho Estadual de Política Cultural, estamos dando uma dimensão mais institucional. Estamos fortalecendo o Conselho, à medida que conseguimos assegurar mais transparência no processo eleitoral. Vamos fazer uma experiência junto ao TRE, que entendeu o papel do Conselho e que pode ser um parceiro nesse processo. Esperamos que com a profissionalização, mais pessoas participem da eleição”, declarou o secretário de Estado da Cultura.

A Secretaria de Estado da Cultura e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba estão avaliando, em conjunto, as possibilidades logísticas para a viabilização da eleição do Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult PB).