Projeto ‘Arte na Bagagem’ encerra inscrições para a primeira chamada no dia 8

publicado: 02/08/2023 20h31, última modificação: 02/08/2023 20h31

As inscrições para a primeira chamada do projeto Arte na Bagagem se encerrarão no próximo dia 8 de agosto. O projeto foi idealizado pelo Goveerno do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de contribuir para a inserção da produção cultural paraibana em níveis regional, nacional e internacional.

O edital, lançado no mês de julho, prevê a seleção de 300 produtos culturais que terão à disposição R$ 1 milhão para estimular a participação de artistas e grupos paraibanos em eventos em outros Estados e no exterior.

A primeira chamada, cujas inscrições foram abertas em 8 de julho, diz respeito a viagens que serão realizadas entre 1° de setembro e 30 de novembro deste ano. A segunda chamada, com inscrições de 1º a 30 de setembro, selecionará produtos culturais para viagens a serem realizadas entre 1º dezembro deste ano e 29 de fevereiro de 2024.

O investimento de R$ 1 milhão será dividido em dois repasses trimestrais de R$ 500 mil, distribuídos nas seguintes categorias: R$ 2.000,00 para apoio a cada um dos 140 projetos regionais, totalizando R$ 280 mil; R$ 3.000,00 para apoio a cada um dos 100 projetos nacionais, totalizando R$ 300 mil; e R$ 7.000,00 para apoio a cada um dos 60 projetos internacionais, totalizando R$ 420 mil.

Abrangência – Segundo o texto do edital, as propostas podem prever a participação de artistas solo ou em grupo, em eventos como festivais, mostras, exposições, lançamentos, feiras, encontros, congressos, simpósios e seminários relacionados ao segmento artístico-cultural.

Como produto estão definidos apresentação, performance, exposição ou exibição de obras e produtos culturais nas áreas de música, dança, circo, teatro, artes visuais, fotografia, histórias em quadrinhos, literatura, audiovisual, artesanato, capoeira, hip hop, gastronomia, moda, expressões das culturas tradicionais e originárias (ciganas, indígenas e quilombolas).

O Edital Nº 001/2023 define o regramento da seleção, detalhando, por exemplo, a documentação e as condições exigidas para a inscrição, a forma de repasse do apoio financeiro e o cronograma de execução.

Veja edital, formulário de inscrições e anexos neste link:

Tire dúvidas sobre o edital pelo e-mail: artenabagagem@cultura.pb.gov.br.