Notícias

Eleição define nomes para compor Conselho Estadual de Política Cultural no biênio 2026/2028

publicado: 19/12/2025 11h20, última modificação: 19/12/2025 11h20
Nas 1ª, 3ª, 6ª, 7ª e 10ª regionais de cultura, mais de mil pessoas compareceram às urnas
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-12-18 at 14.46.00.jpeg
WhatsApp Image 2025-12-18 at 14.46.01.jpeg
WhatsApp Image 2025-12-18 at 14.46.02.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB), divulgou os nomes dos eleitos da sociedade civil que vão compor o Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba no biênio 2026/2028.

Conselheiros de cultura são responsáveis por levar as demandas da população paraibana para debate e encaminhamento no Consecult, que é formado por membros do poder público e da sociedade civil, em reuniões ordinárias e extraordinárias. 

O pleito que aconteceu na quarta-feira (17), em 48 municípios da Paraíba, elegeu doze titulares e onze suplentes, nesse caso, cada uma das 12 regionais de cultura do estado têm seus representantes para os próximos dois anos, escolhidos em processo que teve 49 votos branco/nulo e 12.165 votos válidos. Nas 1ª, 3ª, 6ª, 7ª e 10ª regionais de cultura, mais de mil pessoas compareceram às urnas. 

A primeira regional de cultura que abrange as cidades de João Pessoa, Bayeux, Baía da Traição e Marcação teve um total de 2.305 votos. Eleitos Rodolfo Potiguara e Célia Domiciano (suplente). Na segunda regional: Guarabira, Alagoa Grande, Bananeiras e Dona Inês, foram 999 votos. Eleitos Handerson Nascimento e Joilson Custódio (suplente). 

Na terceira regional: Campina Grande, Alcantil, Cabaceiras e Esperança com total de 1.121 votos. Eleitos Erasmo Rafael e Heverton Rafael (suplente). Na quarta regional: Cuité, Picuí, Nova Floresta e Sossego teve 898 votos. Eleitos Eduardo Farias e Gorete Lira (suplente). Na quinta regional: Monteiro, Assunção, Sumé e Taperoá foram 469 votos. Eleitos Ivandro Sales e Guadalupe Merki (suplente). 

Na sexta regional: Patos, Mãe D'água, Santa Luzia e São Mamede foram 1.397 votos. Eleitos Hiury Souza e Noninho (suplente). Na sétima regional: Itaporanga, Coremas, Nova Olinda e Serra Grande foram 1.210 votos. Eleitos Demetrios Caxias e Adailton Nunes (suplente). Na oitava regional: Catolé Do Rocha, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos e São Bento, Genaldo Lima foi o único inscrito da regional e recebeu 348 votos. Na nona regional: Cajazeiras, Poço Dantas, Poço José de Moura e Triunfo teve 420 votos. Eleitos Rafaella Lopes e Angela Duarte (suplente). Na décima regional: Sousa, Nazarezinho, Paulista e Pombal foram 630 votos. Eleitos Luiz Cacau e Cleyson Gomes (suplente). 

Na décima primeira regional: Princesa Isabel, Manaíra, Tavares e Teixeira foram 1.773 votos. Eleitos Sandro Mandú e Ari Nóbrega (suplente) e na décima segunda regional de cultura: Itabaiana, Pilar, São Miguel de Taipu e Umbuzeiro com 645 votos. Eleitos Márcio Lins Semear e Eduardo Nask (suplente). 

Saiba mais

O Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba é um órgão colegiado do Sistema Estadual de Cultura, com atribuições normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras, cuja finalidade é promover a gestão democrática da Política Estadual de Cultura. 

É constituído por 24 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 50% do poder público e 50% composto da sociedade civil, ligados aos setores artístico-culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por Ato Governamental.