Festival Janinhar, de cultura cigana, se encerra neste sábado, em Sousa

publicado: 26/05/2023 14h40, última modificação: 26/05/2023 14h40
janinhar4.jpg
janinhar3.jpg

Com 29 apresentações de música e dança, se encerra neste sábado (27), em Sousa, no Sertão da Paraíba, o Festival ‘Janinhar – arte, cultura e conhecimento cigano’. As atividades artísticas começam às 16h no palco montado nas proximidades da Escola Estadual Celso Mariz, dentro da comunidade cigana, que é a maior do Brasil e uma das maiores da América Latina.

O primeiro show será do artista Sidney Cigano e o último, a atração nacional, será do cantor Almir Bezerra, ex-vocalista da banda The Fevers.

O Janinhar começou na segunda-feira (22). Com uma programação que incluiu oficinas de teatro e dança e rodas de diálogo, que ocorreram ao longo da semana.

Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Prefeitura Municipal de Sousa, Fundação de Cultura de Sousa e Grupo Teatro Oficina, o Festival é um evento que protagoniza os artistas ciganos.

Trata-se de uma ação integrada à política pública do Governo do Estado voltada para as comunidades tradicionais, onde se insere o povo cigano, que tem na Paraíba, uma das maiores comunidades do mundo.

Alinhamento - Para o secretário da Cultura, Pedro Santos, a edição deste ano do Festival Janinhar reafirma o compromisso do Governo do Estado com as comunidades tradicionais da Paraíba.

Em Sousa, vivem cerca de 2 mil ciganos, que habitam a região há mais de 40 anos. Por isso a decisão do Governo de realizar lá o Festival Janinhar, cujo nome, na língua calon, significa sabedoria e conhecimento.

O Festival também marca a celebração do Dia de Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos, comemorado na última terça-feira (24).

A programação do sábado – 27/5

16h - Rancho 1 – Com. Vicente de Negreiros - Sidney Cigano - cantor

16h10 - Rancho 1 – Com. Vicente de Negreiros - Adiá Ua - dança

16h20 - Rancho 1 – Com. Vicente de Negreiros - Thiago Oliveira - cantor