Notícias

Projeto BINGO é apresentado em instituições e órgãos federais, em Brasília

publicado: 10/03/2023 17h38, última modificação: 10/03/2023 17h38
Texto: Márcia Dementshuk
WhatsApp Image 2023-03-10 at 17.14.16.jpeg

Coordenadores do projeto para a construção do radiotelescópio Bingo estão em Brasília para apresentar o projeto a instituições de pesquisa federais, ao Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação. O esforço tem o objetivo de intensificar as relações entre o Brasil e a China visando possível apoio para efetivação de novas parcerias entre os dois países para o desenvolvimento de pesquisas na área da astrofísica.

Nesta sexta-feira pela manhã (10/03) Amílcar Queiróz Rabelo, professor e pesquisador na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/BINGO) e Thyrso Villela, pesquisador no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/BINGO) mostraram o potencial científico do radiotelescópio Bingo ao presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura e a Rodrigo Leonardi, Coordenador de Satélites e Aplicações da AEB. Segundo Amílcar Rabelo, o Presidente da AEB dará encaminhamentos para formalizar um apoio ao projeto Bingo. À tarde, os pesquisadores seguiram para o Itamaraty, com a mesma finalidade.

Ainda nesta semana os pesquisadores do Bingo se reuniram com Olival Freire Júnior, Diretor Científico do CNPq, articulado pelo Presidente do CNPq, Ricardo Galvão. Em janeiro o projeto foi demonstrado para a Ministra da Ciência e Tecnologia Luciana Santos, em companhia o professor Cristóvão Buarque.

Amílcar Queiróz revela que “além do que já sabemos à respeito do potencial científico, de desenvolvimento tecnológico e educacional do radiotelescópio Bingo, os pesquisadores chineses têm a aspiração de elevar o Bingo a um patamar com participação brasileira”. Dessa forma, o apoio do governo brasileiro é vital para a continuidade da parceria com os chineses.

Os pesquisadores dos dois países estão finalizando o acordo de um Protocolo de Cooperação Internacional científica entre os dois países reunindo oito instituições de ensino e pesquisa. São cinco, dentre as instituições chinesas: Yangzhou University, Shanghai Astronomical Observatory (CAS), Shanghai Jiao Tong University, University of Science and Technology e a Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation (CETC54); a no Brasil, a UFCG, o INPE e a Universidade de São Paulo (USP). “O acordo vai permitir intercâmbio de estudantes, pesquisas, troca de informações científicas, entre outras atividades”, explica Amílcar.

Na próxima semana, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado e o Secretário Executivo, Rubens Freire, deverão acompanhar os pesquisadores em reunião institucional com o Secretário Executivo MCTI, Luis Fernandes.

Projeto Radiotelescópio BINGO – É um esforço científico internacional para a construção de radiotelescópio projetado para fazer a detecção de Oscilações Acústicas de Bárions, que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no inicio do Universo, e que podem ser observadas na faixa de radiofrequência. Atualmente, o projeto conta com parceria de universidades chinesas e com o Research Institute of China Electronics Technology Group Corporation, para a a fabricação de equipamentos integrantes do radiotelescópio BINGO (como dos refletores e torres, entre outros) e transferência de tecnologia. Está em construção no município de Aguiar, sertão da Paraíba, com financiamento do Governo do Estado da Paraíba (Fapesq), Governo do Estado de São Paulo (Fapesp), Governo Federal (MCTI/Finep), Yangzhou University.