Secretariado

 

Cláudio Furtado

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES)

Claudio Furtado é físico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), com mestrado (1994) e doutorado (1999) em Física por essa universidade. É professor na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisador, atuou nas áreas Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos. Em gestão de CT&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ-PB onde permaneceu até dezembro de 2018. Em março de 2017 foi eleito Vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil - CONFAP com mandato até março de 2019. Em janeiro de 2019 foi nomeado Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba. É conselheiro no Comitê Gestor da Internet no Brasil como representante do Conselho Nacional de Secretários de CT&I (Consecti). Em outubro de 2019 foi nomeado Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba e atuou durante três anos e 4 meses na pasta. Com o desmembramento da pasta, em 2023 foi nomeado Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES).

 

 

 

 

Rubens Freire

Secretário Executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Rubens Freire é doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Paraíba. É professor na UFPB onde foi Chefe do Departamento de Física, Coordenador do Programa de Pós graduação em Física e representante do Centro de Ciências Exatas e da Natureza no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Atuou na administração pública como Secretário Adjunto da Secretaria da Ciência e Tecnologia de João Pessoa, e Secretário Adjunto de Gestão Governamental e Articulação Política de João Pessoa. Dirigiu a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Arte, instituição a qual coordenou o Grupo de Trabalho que criou o equipamento de divulgação científica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 André Ribeiro Barbosa

 Secretário Executiva de Inovação da SECTIES

André Ribeiro é professor, advogado empresarial e presidente da Comissão de Direito Empresarial e de Inovação da Subseção OAB Campina Grande. Ainda como estudante de direito, se destacou na produção científica e foi premiado como melhor estudante pesquisador do programa PIBIC, tratando sobre o Controle de Qualidade na Administração Pública.  Como profissional e figura pública, foi responsável pelo destravamento judicial que viabilizou a instalação do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo CITTA e pelo marco legal que trouxe uma das maiores operadoras de telemarketing e serviços tecnológicos do Brasil para o Estado. Além disso, foi coordenador executivo do Planejamento Estratégico de Campina Grande e mais seis cidades do entorno.  Desenvolveu e articulou a transformação do Planejamento em lei, que deve seguido por todos os prefeitos até 2035, fato inédito no Brasil.  André também participou da formatação da política de inovação do sistema indústria, bem como do arcabouço legal para fundação da Faculdade SENAI de Tecnologia da Paraíba. Atualmente, ele assume a Secretaria Executiva de Inovação da Paraíba.