Documentário selecionado em edital do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação mostra cultura e gastronomia da Paraíba

publicado: 31/03/2023 16h07, última modificação: 31/03/2023 16h07
Texto: Renato Félix
535A2018.jpg
535A1241.jpg
535A1568.jpg
535A1993.jpg
535A1987.jpg

Foi lançado na noite de quarta-feira (29), o documentário “Expedição Terroá Paraíba”, um passeio que mostra produtos e personagens da cultura da gastronomia paraibana em diversas cidades. O documentário foi um dos contemplados na categoria de Turismo Sustentável do edital Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups – Tecnologias Educacionais e Turismo Sustentável, desenvolvido pelo Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), que teve como objetivo conceder recursos de subvenção econômica à inovação para o desenvolvimento e validação em caráter piloto de produtos, processos e serviços inovadores.

Em 36 minutos de duração, com condução da jornalista Nádia Bochi, o documentário foi exibido para convidados em uma sala do Centerplex, no MAG Shopping. E já está disponível no canal do Terroá no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kPYClXvpfe4). A ideia é vender a Paraíba através da cultura e da gastronomia para turistas de outros estados e mesmo do exterior, sendo o documentário uma aba do Projeto Terroá, que abrange outras ações.

“É uma estratégia do Projeto Terroá que a gente consiga alcançar esse público que venha para cá com um poder aquisitivo transformador para a nossa região”, diz Marina Sá, idealizadora do projeto e diretora geral do documentário. “Um turista qualificado, de um ticket médio mais elevado, que venha consumir nossa arte, nossa gastronomia e comprar os nossos ingredientes e contribuir para o desenvolvimento econômico da Paraíba”.

O edital do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação/ Fapesq-PB possibilitou a realização do média-metragem. “Graças a um edital como esse, que dá a oportunidade da realização de projetos dessa grandeza, é que a gente conseguiu tirar do papel essa ideia que já vinha pairando nas nossas mentes há uns dois anos”, conta Marina. “A gente realmente precisava de um apoio, de um recurso que viesse de um edital como esse da Fapesq e do Parque Tecnológico”.

O edital previa recursos de até R$ 150 mil para os projetos selecionados – sete, na área de Tecnologias Educacionais, e cinco, na de Turismo Sustentável. “O lançamento do documentário é um dos resultados já alcançados do edital”, afirma Francilene Garcia, coordenadora do PTHI. “Uma ação que teve uma importante conexão com startups em duas cadeias que são fundamentais para o desenvolvimento de forma inovadora no nosso estado, que é o setor de educação e o setor de turismo”.

Esse edital está sendo executado ao longo deste ano. “A gente espera que, a partir desse primeiro momento, a gente possa convidar cada vez mais um número crescente de startups a trazer soluções e ideias inovadoras para apoiar áreas estratégicas, como é o caso do turismo emnosso estado”.