Notícias

Revista eletrônica do Hospital Metropolitano recebe registro internacional

publicado: 30/09/2021 13h47, última modificação: 30/09/2021 13h47
Registro internacional

O ISSN, Internacional Standard Serial Number, ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, foi concedido, após avaliação criteriosa, à revista eletrônica Alta Complexidade HM (ISSN2764-0833). O periódico é desenvolvido desde janeiro de 2019 pela Assessoria de Comunicação da instituição de saúde que conta, até o momento, com sete edições, sendo publicadas no site da instituição com periodicidade quadrimestral.

De acordo com Felipe Proenço, diretor geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), o código é uma forma de validar a publicação e reconhecer a relevância do conteúdo divulgado. “A partir do momento que a revista tem o ISSN ela passa a estar cadastrada no banco de publicações internacional que teve uma demonstração da sua consistência e da sua capacidade de registrar informações de relevância, para dialogar no momento de busca por conteúdos e temáticas como o de alta complexidade”, descreveu.

Ainda segundo o diretor da ESP-PB, a revista traz para área da Saúde Pública da Paraíba, um importante reconhecimento no tocante ao conteúdo científico produzido. “A gente sabe o quanto é criteriosa a análise para aquisição do registro. E, é justamente isso que impulsiona os organizadores a agregar mais qualidade ao material, com o intuito de contribuir para o setor científico, na área da saúde. A equipe da revista do Metropolitano está de parabéns por ter avançado ainda mais nesse sentido”, expressou.

Sobre a revista, a assessora de Comunicação do Hospital Metropolitano e atual responsável, Mayara Dantas, pontuou que o produto passou por diversas adaptações ao longo das edições, inclusive a mais recente delas, ganhando uma repaginada no conteúdo e diagramação. “Estou desde o concebimento da primeira edição, em janeiro de 2019, e para mim a alegria é imensa em ver o quanto evoluímos. A princípio a revista se tratava apenas de um registro histórico das atividades ocorridas na unidade, mas inspirados nas ações de alta complexidade desenvolvidas na instituição, planejamos e executamos a expansão desse conteúdo, tornando o espaço de publicação, um campo de compartilhamento de informações científicas, a partir de contribuições de especialistas e doutores das mais distintas áreas de atuação”, narrou.

Com o número de registro, todos os integrantes envolvidos na publicação agregam valor ao currículo profissional e acadêmico. “Foi um ganho extraordinário para os nossos colaboradores. Certamente estarão mais motivados a divulgar o que com alta tecnologia e expertise, vem sendo desenvolvido nas áreas médicas, de enfermagem e multidisciplinar”, pontuou o diretor assistencial, Gilberto Teodozio.

Para o Diretor Geral, Antônio Pedrosa, a conquista vem com a missão de seguir o proposto estabelecido pelo Centro Brasileiro do ISSN, órgão responsável pela emissão do código, que habilitou o periódico para publicações quadrimestrais. “Sem dúvidas essa conquista tão almejada pelo nosso setor de Comunicação e incentivada por nós gestores, trouxe consigo a responsabilidade de produzir a cada edição, conteúdos que fomentem a pesquisa e o contribuam para conscientização da população, acerca da prevenção de doenças. Nossa equipe já está em fase de finalização de mais uma edição, com publicação prevista para primeira quinzena de outubro”, disse.

Para ter acesso a todos os volumes já veiculados, basta acessar o site: http://www.hospitalmetropolitano.pb.gov.br/revista-alta-complexidade/

ISSN - é o tipo de código utilizado para registro internacional de documentos periódicos, como jornais, revistas e trabalhos científicos. Cada material que recebe um código de ISSN tem uma frequência de publicação, seja ela diária, quinzenal, mensal, quadrimestral, semestral ou anual. O responsável pela emissão desse código é o Centro Brasileiro do ISSN, através do site do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). Cada código é gerado unicamente para cada edição do documento, identificando o autor, a editora, o número de edição e o país onde foi publicado. Depois de criado, o ISSN passa a acompanhar o documento durante todo o seu ciclo de existência, sendo intransferível e aparecendo em cada reprodução do documento.