Saúde Mental relacionada ao trabalho é discutida em curso voltado aos profissionais da saúde

publicado: 18/08/2023 10h04, última modificação: 18/08/2023 10h04
Cerest1
Cerest2
Cerest3

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Paraíba (CEREST-PB), realizou nesta segunda (16) e terça-feira (17), no Auditório FAEPA-SENAR, em João Pessoa-PB, o curso em Saúde Mental relacionado ao trabalho, em parceria com o Departamento de Psicologia da UFPB. O curso é ministrado pela professora da Universidade Federal da Paraíba e psicóloga, dra. Thais Augusta Cunha de Oliveira Máximo.

Durante o curso, a professora abordou e discutiu sobre a implantação da linha de cuidado de Saúde Mental em saúde do trabalhador e analisou as perspectivas voltadas ao conceito de saúde e o processo “trabalho–saúde–doença”. Também foram debatidos no curso, as subnotificações em saúde mental versus trabalho e as dificuldades em se estabelecer o nexo causal.

O curso foi voltado para profissionais da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, gerentes da Agência Estadual Vigilância Sanitária (AGEVISA), técnicos do CEREST regional de João Pessoa, gestores do Núcleo de Saúde do Trabalhador e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa e Cabedelo. Esse curso também será realizado, para esse mesmo tipo de público, nos municípios de Patos, Sousa e Campina Grande, entre os meses de setembro e novembro de 2023, contemplando as três macrorregionais de saúde da Paraíba.