Notícias

Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem” realiza ações de saúde dentro do Fevereiro Roxo - mês de conscientização sobre o Alzheimer

publicado: 28/02/2024 09h23, última modificação: 28/02/2024 09h23
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Alzheimer1.jpeg
Alzheimer2.jpeg
Alzheimer3.jpeg
Alzheimer4.jpeg
Alzheimer5.jpeg

A Secretaria de Estado Saúde (SES), por meio da Gerência Administrativa e do Núcleo de Gestão do Trabalho, em parceria com profissionais de saúde, realizou mais uma ação de saúde, através do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”. Em parceria com profissionais de saúde, a ação, nesta terça-feira (27), aconteceu no salão de entrada da SES e foi voltada para a conscientização e prevenção do Alzheimer, com várias atividades realizadas para os funcionários da secretaria, em alusão ao Fevereiro Roxo - mês dedicado para elucidar informações sobre a doença.

 

O Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem” promove ações mensais de saúde e tem o objetivo de proporcionar o bem-estar dos funcionários, de melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores. Além das atividades oferecidas como massagem relaxante, limpeza de pele e testes de glicemia e aferição da pressão arterial, nesta edição do projeto, também foram ofertadas atividades de estimulação cognitiva com foco na prevenção do Alzheimer, com jogos terapêuticos e desafios para a memória. Os trabalhadores da SES também puderam prestigiar uma exposição das formas de tratamento utilizada pela Terapia Ocupacional.

 

De acordo com a coordenadora do Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem”, Elaine Farias, essa ação faz parte do calendário anual da gerência administrativa com ações mensais nas cores de cada problema de saúde orientadas pelo calendário SUS, geralmente, vinculado a doenças mentais e a doenças crônicas. “Esse mês é dedicado ao Alzheimer, então convidamos profissionais, parceiros nossos, da Escola São Vicente de Paula e outros profissionais, para falar sobre a importância da atividade física, da nutrição, da estimulação cognitiva para tratamento e também para prevenção do Alzheimer, pois, na verdade, o nosso foco é a prevenção”, explicou.

 

O Projeto convidou especialista em medicina da atividade física e do esporte e em trabalhos com base em longevidade e reabilitação para falar sobre prevenção, bem como a psiquiatra e diretora-técnica do Hospital Juliano Moreira, Camila Franca, para falar sobre as formas de identificação do Alzheimer.

 

O Projeto “Meu Trabalho Me Faz Bem” é formado por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e instrutora de yoga laboral, foi iniciado em maio de 2022 e, até dezembro de 2023, atendeu mais de 800 servidores, o que representa a 76% do total lotado na SES. Os atendimentos dão direito a retorno, dessa forma o número de atendimentos realizados pela equipe do projeto é ainda maior, foram 2.546 atendimentos em um ano e oito meses de atuação do projeto.

 

Além dos atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar, o projeto possui parceria com Instituições de Ensino Superior e Técnico para realização de ações mensais temáticas, obedecendo ao calendário SUS, com a oferta de Práticas Integrativas Complementares em Saúde – PICS, testes de glicemia e controle de pressão arterial. São oferecidas diversas atividades ao longo da semana, como terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, psicologia, quiropraxia e ioga laboral.