Notícias

Pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital de Coremas revivem tradição do São João com degustação de comidas típicas

publicado: 02/07/2024 10h31, última modificação: 02/07/2024 10h31
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Funcionários no momento do lanche coletivo.jfif
O carrinho das iguarias juninas passou por todas as enfermarias do Hospital de Coremas.jfif
Houve roda de conversa sobre o São João conduzida pela diretira geral do hospital, Josielma Oliveira.jfif
O aposentado Geraldo Ferreira da Silva gostou da surpresa e elogiou iniciativa do hosptal.jfif
O lanche junino foi servido nas enfermarias em lancheirinhas e copos descartáveis.jfif

Nesta quinta-feira (27) o cardápio servido para pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, incluiu o gostinho de milho e de pratos típicos do São João. Isto porque o serviço de Nutrição da unidade preparou iguarias juninas para celebrar um festejo tradicional do Nordeste. Bolo de milho, canjica, paçoca, bolo de castanha, milho cozido foram algumas das iguarias servidas no lanche da tarde. A atividade incluiu ainda uma roda de conversa, conduzida pela diretora geral do hospital Josielma Oliveira, com funcionários e acompanhantes, que abordou a importância da tradição junina na região.

“O São João é uma festividade muito importante para o Nordeste, sendo a maior expressão cultural de nossa gente e raízes e essa ação que fizemos aqui teve o propósito de celebrar esse período junino, de forma descontraída e prazerosa, de forma que pudéssemos contemplar nossos pacientes, seus acompanhantes e também nossos colaboradores”, afirma Josielma, que junto com sua equipe decorou o ambiente, com direito a bandeirinhas, cortina de tecido florido, flores e outros adereços.

O aposentado Geraldo Ferreira da Silva, 61 anos, que estava internado para tratar de problemas do trato respiratório, foi um dos que elogiou a iniciativa e adorou o lanche servido com iguarias juninas. “A gente do Nordeste não abre mão de uma comida de milho nesta época, mas eu nunca imaginava que iria comer algo assim num hospital. Fiquei feliz com isso”, disse ele.

As iguarias juninas foram servidas no lanche da tarde. Para pacientes e acompanhantes, as delícias de milho foram acondicionadas em lancheirinhas e copos descartáveis e servidas nas enfermarias e recepção. Para os funcionários, o lanche coletivo aconteceu num espaço decorado para essa finalidade, onde as comidas ficaram à disposição de todos para se servirem à vontade.