Nascimento de trigêmeos surpreende família e equipe de maternidade em Cajazeiras

publicado: 15/08/2019 14h54, última modificação: 15/08/2019 14h54
WhatsApp Image 2019-08-14 at 15.06.35.jpeg

Na noite desta terça-feira (13), a equipe da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, que integra o Hospital Regional de Cajazeiras, recebeu com alegria e entusiasmo os trigêmeos Miguel, Rafael e Gabriel. Para a surpresa dos pais, que esperavam duas crianças, e vibração da equipe da unidade (já que é uma raridade), três meninos vieram ao mundo por meio de parto cesáreo com duração de, aproximadamente, duas horas.

“Até então, se sabia que eram gêmeos e no ato do procedimento cirúrgico (cesariana) foi constatado que havia mais uma criança, pra surpresa da família e de toda equipe que assistia o momento do parto. Foi uma linda surpresa mesmo! E o melhor: nasceram com 38 semanas e nenhuma intervenção foi necessária. A puérpera e os familiares estão muito felizes com a chegada dos recém-nascidos, que são lindos, saudáveis e seguem em alojamento conjunto aos cuidados da equipe plantonista da maternidade”, comentou a pediatra neonatal Dra. Luna Costa, que participou do momento do nascimento dos trigêmeos.

A mãe das crianças, Márcia Ferreira Seixas, de 31 anos de idade, residente na cidade de Monte Horebe, deu entrada na Maternidade Dr. Deodato Cartaxo com 38 semanas de gestação e queixas de perda de líquidos. Ela foi avaliada pelos obstetras e a cesariana foi indicada, visto que as frequências cardíacas dos fetos estarem instáveis. Márcia conta que as ultrassonografias feitas durante a gravidez mostravam duas crianças, por isso a surpresa. “Nós esperávamos dois, mas vieram três! Uma bênção para a nossa família, apesar de termos sido pegos de surpresa”, disse a mãe de Miguel, que nasceu com 2,2kg, Gabriel com 2,5kg e Rafael com 2,8kg. Mamãe e filhos passam bem.

Maternidade – A Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, anexo do Hospital Regional de Cajazeiras, está situada na cidade pólo da 9ª Região de Saúde, Cajazeiras, no sertão semi-árido do Estado da Paraíba. Esta região é composta por 15 municípios, com população estimada de 167.251 habitantes. O serviço é a referência em atenção à mulher, em ciclo gravídico e puerperal, assim como urgências ginecológicas e obstétricas, além da atenção ao binômio mãe/filho, fazendo atendimento aos recém-nascidos até 28 dias.

Por ser de caráter regional, com uma média de dois mil partos por ano, o serviço conta, também, com atendimento à mulher em diversas condições obstétricas, inclusive vítimas de violência sexual. O serviço possui 18 leitos obstétricos, incluindo leitos clínicos e cirúrgicos, ambos em alojamento conjunto, sala cirúrgica obstétrica e uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINco) com cinco leitos.

Quanto aos serviços assistenciais a maternidade dispõe de cuidados de enfermagem com equipe completa, dois médicos obstetras, um pediatra, assistente social, fisioterapeutas, apoio de psicólogos (ambos por 24 horas, todos os dias da semana); diarista do banco de leite humano e apoiadores para as diversas fases do cuidado na maternidade todos os dias da semana.

Até julho de 2019, Maternidade Dr. Deodato Cartaxo realizou 420 partos normais, 739 cesarianas. Em toda a Paraíba 55 unidades realizam partos, sendo seis maternidades que atendem pacientes de alto risco.