Notícias

Metropolitano destaca lavagem das mãos e alerta sobre uso dos adornos no ambiente hospitalar

publicado: 28/05/2019 11h04, última modificação: 28/05/2019 11h04
metropolitano_lavagem_maos.jpg

- Foto: Secom-PB

Com os slogans ‘Higienização das mãos #eumecomprometo’ e ‘#Soulindo(a)semardonos’, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, por meio da equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), realizou ações com os colaboradores e usuários visando sensibilizá-los sobre a importância da lavagem das mãos e os perigos do uso dos adornos no ambiente hospitalar.

Na ocasião, foram realizadas atividades lúdicas, um quiz interativo sobre os mitos e  verdades referente às infeções hospitalares, exposição fotográfica com as imagens de colaboradores comprometendo-se com a causa e assinatura em um livro onde os participantes firmavam o compromisso de mudança de hábitos para contribuir com o controle das infecções hospitalares.

De acordo com a coordenadora do CCIH, Vívian Lopes, a ação tem como propósito a prevenção. “Trouxemos a campanha de higienização das mãos por acreditar que a medida é primordial na prevenção das infecções hospitalares. Além disto, fizemos um alerta quanto ao uso dos adornos, como anéis, relógios, pulseiras, pois eles dificultam a higiene das mãos por completo e geram risco quanto aos acidentes de trabalho” afirmou.

A ação faz parte das atividades contínuas da unidade de saúde, como frisou a coordenadora. “Essa é uma atividade constante do setor, porém em datas específicas buscamos fazer algo que chame a atenção das pessoas, e alcance um público maior de beneficiários” acrescentou.

Entre os participantes, a colaboradora Yara Azevedo, da Ouvidoria da instituição, ressaltou a importância da atividade. “A equipe do CCIH buscou nos sensibilizar e nos orientar quanto aos cuidados diários que devemos ter. É importante que atividades como essas aconteçam, e que tragam não só a teoria, mas os cuidados na prática, como foi feito, através da distribuição de álcool em gel, que é um dos melhores insumos para higienização das mãos” declarou.

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires é a primeira unidade de saúde pública especializada em neurologia e cardiologia da Paraíba. Tem a capacidade de 226 leitos, sendo 60 de UTI, 11 salas de cirurgia e um moderno centro de diagnóstico por imagem. Os pacientes atendidos na Instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com a Secretaria de Saúde do Estado.