Hospital Regional de Patos realizou 29 cirurgias e atendeu 202 pessoas no plantão do final de semana

publicado: 03/10/2023 16h16, última modificação: 03/10/2023 16h16

O balanço de atendimentos do plantão do final de semana do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, registrou a realização de 29 cirurgias, sendo 12 de urgência e 17 eletivas. Destas, 12 foram oncológicas, nove ortopédicas, quatro gerais, três cirurgias vasculares e uma urológica. Os atendimentos foram registrados no período das 18h da última sexta-feira (29) até a meia-noite do domingo (1). Neste período, a unidade atendeu 202 pacientes, dos quais 32 foram vítimas de sinistros de trânsito.

O plantão de maior movimento foi o do sábado (30), quando 87 pessoas foram atendidas; seguido do de domingo (1), com mais 83 pacientes. Na sexta-feira, entre as 18h e a meia-noite, outras 32 pessoas deram entrada. Dos 32 pacientes vítimas de sinistros de trânsito, 27 envolveram acidentes com motocicletas, três foram vítimas de sinistros com automóvel, uma de atropelamento e outra por acidente com bicicleta.

O município de Patos teve o maior número de vítimas, com 12 casos no total, mas a unidade também atendeu pacientes acidentados vindos das cidades de Água Branca, Cacimba de Areia, Cacimbas, Desterro, Imaculada, Passagem, Piancó, Pombal, São José do Bonfim, São Mamede e Teixeira

Na Urgência e Emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos neste final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 60 atendimentos; seguido de pessoas que sofreram quedas, com 40 casos. Foram registrados ainda 15 atendimentos por pancada, 12 por mordida de animais, além de casos de hipertensão, hipotensão, dispneia, entre outros motivos. O hospital registrou também o atendimento de seis pessoas que tiveram contato com animal e precisaram de atendimento profilático contra raiva.