Notícias
Em Pernambuco, SES participa de evento sobre Gestão de Custos nas unidades públicas de Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Subgerência de Gestão de Custos da Gerência de Economia da Saúde (GES) e da Gerência de Insumos, Bens e Serviços para a Saúde (GIBSS), participou do Seminário de Economia da Saúde promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com a presença do Ministério da Saúde, nessa sexta-feira (13). O evento que teve como tema central “Gestão de Custos nas unidades públicas de Saúde” foi voltado aos técnicos dos Núcleos de Economia da Saúde e gestores do SUS, entre outros profissionais, e aconteceu no auditório da SES-PE.
O objetivo do seminário foi trocar experiências, fortalecer e otimizar a gestão de custos de forma estratégica no serviço público de saúde. Os temas abordados no seminário, como a interoperabilidade dos sistemas, ferramentas de gestão e o compartilhamento de experiências gerenciais e operacionais exitosas com os núcleos de economia da saúde de outros estados fortaleceram o trabalho realizado pela equipe da SES-PB. Além disso, essas discussões impulsionaram à construção de ideias que se transformarão em ações concretas para a ampliação e melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população.
De acordo com a subgerente de GES, Mariani Maciel Arruda, participar do Seminário de Economia da Saúde foi uma grande oportunidade de discutir temas essenciais para a gestão de custos, buscar inovações diante dos desafios que se apresentam e contribuir para a construção de um sistema sustentável, com ainda mais qualidade nos serviços de saúde.
“A troca de experiências gerenciais com os núcleos de economia da saúde de outros estados nos deu a convicção de que estamos no caminho certo. Essa busca constante pelo fortalecimento do SUS e a constatação dos avanços que já conseguimos obter ao longo dos anos, com a constante captação e análise dos dados, realização de reuniões periódicas, demonstra o cuidado da gestão em estar sempre em busca da eficiência na alocação de recursos e de subsídios técnicos para a tomada de decisão”, destacou.
A SES-PB participa do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) e tem avançado significativamente nas inovações dos serviços e ferramentas, um exemplo disso é a utilização do sistema ApuraSUS, um sistema do Ministério da Saúde que já é utilizado em hospitais da rede estadual para gerenciar custos de forma mais eficiente. A adoção dessa ferramenta reforça o compromisso com a inovação e a transparência na gestão pública.
A Saúde da Paraíba foi representada no Seminário de Economia da Saúde em Pernambuco pela subgerente de GES, Mariani Maciel Arruda, e pela assessora jurídica da Gerência de Insumos, Bens e Serviços para a Saúde (GIBSS), Bruna Kelly Lino da Silva.