Notícias
Centro de Referência de Esclerose Múltipla realiza caravana em Patos
Pacientes com esclerose múltipla, além de médicos e apoiadores da 6ª Gerência Regional de Saúde, participaram, nessa quinta-feira (25), em Patos, das atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Esclerose Múltipla (Crem), que funciona na Fundação de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa.
A equipe, formada pela neurologista e coordenadora do Crem, Bianca Etelvina, pelo neurologista Davi Guedes e pela farmacêutica Tânia Guimarães, trouxe muitas informações que foram compartilhadas com os presentes. Também aconteceram consultas médicas.
O médico Davi Guedes traçou um panorama da esclerose múltipla no Brasil e no mundo, apontando estatísticas de incidência. Enquanto em nosso País números direcionam para a incidência de 15 a 27 casos para cada 100 mil habitantes, na Noruega sobe para 203 para cada 100 mil habitantes. A ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla possui um cadastro de mais de 30 mil pacientes. No mundo, são aproximadamente 2,5 milhões de casos da doença, que atinge mais mulheres.
Em se tratando de Paraíba, 326 pacientes são acompanhados pelo Crem e assistidos pelo Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX). A caravana conseguiu identificar dois novos casos da doença, durante as atividades que também foram realizadas em Campina Grande.
Os médicos explicaram a sintomatologia, critérios de diagnóstico, evolução da doença, das incapacidades, do tratamento. Com o avanço das pesquisas foram desenvolvidas drogas que permitem maior segurança ao paciente. Por se tratar de uma doença com sintomatologia parecida com outras patologias, é importante perceber os sinais e procurar o Crem-PB, que em novembro próximo completará sete anos de existência.
A 6ª Gerência já abriu diálogo com o Centro de Referência de Esclerose Múltipla para a realização de um evento de qualificação que beneficie profissionais de saúde da 3ª Macrorregião, para que eles possam direcionar os usuários ao Crem.
No próximo mês, a SES vai realizar um passeio ciclístico na orla da Capital, do Cabo Branco ao Mag Shopping, no Bessa, com a finalidade de dar maior visibilidade a esse trabalho que vem sendo desenvolvido na Paraíba, referência para vários estados.
A esclerose múltipla é uma doença crônica do sistema nervoso central, acomete o cérebro e a medula, causada pelo próprio sistema de defesa da pessoa. Não tem cura, mas a doença, que não tem causa definida, é controlada através de medicação. A maioria dos pacientes diagnosticados é jovem, tem entre 20 a 40 anos.