Notícias

Governo do Estado apresenta os avanços na estrutura do Sistema de Controle Interno

publicado: 14/06/2019 00h00, última modificação: 17/06/2019 09h47
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2019-06-13 at 18.47.33.jpeg
WhatsApp Image 2019-06-14 at 09.09.04.jpeg
WhatsApp Image 2019-06-13 at 18.48.18.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), participou, na quinta (13) e sexta-feira (14), da terceira reunião Anual de Controle Interno, realizada entre o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial (BM), em Brasília. O encontro buscou traçar objetivos e estratégias de atuação para os próximos dois anos, bem como aprimorar as atividades já existentes no âmbito da parceria entre o Banco Mundial e as Controladorias representadas pelo CONACI. Estiveram presentes, os representantes dos estados da Paraíba, Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, da Controladoria Geral da União (CGU) e do BM.

Na oportunidade, o secretário chefe da CGE, Letácio Guedes, apresentou os avanços na estrutura do Sistema de Controle no Governo do Estado da Paraíba. Segundo Letácio, o estado da Paraíba se destaca no âmbito nacional pelas ações de modernização do Controle Interno. “A Lei 11.264/2018, da qual normatiza o Sistema Integrado de Controle Interno do Estado da Paraíba, é considerada uma lei de vanguarda, pois a Paraíba é o primeiro estado do Brasil a implementar o Comitê de Auditoria e Riscos do Poder Executivo”, pontuou o secretário.

De acordo com o Controlador, o Comitê vai propiciar o avanço do nível de maturidade dos serviços de auditoria interna desempenhados pela Controladoria Geral do Estado.

Durante a reunião, os representantes debateram a implementação em âmbito nacional do Modelo de Capacidade da Auditoria Interna Governamental (IA-CM) nas Controladorias dos Estados e das capitais.

Entre as ações específicas do Estado da Paraíba, os técnicos do BM ligados ao Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH/PB) - Operação de Crédito financiada pelo Banco Mundial - acordaram com o secretário Letácio, que a CGE PB será responsável por auxiliar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na implementação do IA-CM, no âmbito da Auditoria Interna, a exemplo do que também está sendo acordado pelo Banco em outros projetos semelhantes nos estados da Bahia e Ceará.