Governo do Estado apresenta nova versão do Siaf

apresentação siaf 4 (5).jpg
apresentação siaf 4 (1).jpg
apresentação siaf 4 (4).jpg

O Governo do Estado, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), apresentaram nesta sexta-feira (31), no auditório da Paraíba Previdência, mais uma etapa de modernização do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) – versão 4.0.

O encontro reuniu gerentes financeiros dos órgãos da administração direta e os contadores dos órgãos da administração indireta com o propósito de apresentar melhorias no quesito Documentos da versão web do Siaf – 4.0. O Siaf é responsável pela gestão orçamentária, financeira e contábil de todo o Estado, e partir de fevereiro, os operadores do sistema poderão emitir documentos na versão web, por meio do endereço eletrônico https://siaf.pb.gov.br/siafv40/servlet/appsiafv40.

Segundo o Gerente Executivo de Desenvolvimento do Siaf, Geraldo Valencia, trata-se de uma evolução muito grande que abrange inteligência e inovação. “ Estamos minimizando o máximo de informação possível que o operador precise digitar, ao ponto de formatizar a consulta, com isso os dados serão filtrados com mais coerência, evitando que algum erro seja cometido”, afirmou.

De acordo com o secretário chefe da CGE, Letácio Guedes, com o avanço da modernização do sistema, o Governo do Estado dá mais um salto por fornecer mais qualidade na informação. “Hoje temos uma informação financeira, contábil, e orçamentária, que avançou muito na qualidade da informação. O equilíbrio fiscal do estado não está somente ligado à decisão do Governo, mas sim, as informações disponibilizadas é que propiciam o Governo a tomar a decisão adequada, no sentido de direcionar até onde se pode investir”.

“O setor financeiro e contábil é muito importante para o Governo. O Siaf 4.0 proporciona um avanço que facilitará o trabalho dos usuários e retornará bons resultados para a gestão”, pontuou o secretário da Sefaz, Marialvo Laureano.

O secretário da Seplag, Gilmar Martins, fez uma avaliação sobre a evolução do sistema. “Esse ano o Siaf completa 27 anos no Governo do Estado da Paraíba, e seu processo de modernização começou em 2011, com desafios e dificuldades, mas com foco, e certamente as melhorias não pararão por aqui. Nós estamos pensando na modernização da administração pública do estado da Paraíba, visando maximizar os recursos públicos e potencializar os resultados”, afirmou.

De acordo com a Diretora de Tecnologia da Codata, Christhiny Sanson, a nova interface estará no ar a partir da próxima segunda, e a Codata disponibilizará suporte por meio do contato (83) 3218.4910 e siaf@pb.gov.br. A nova versão também disponibiliza em sua plataforma link para vídeos aulas que podem ser consultados pelos usuários em caso de dúvidas.

As modificações no sistema foram apresentadas pelo analista de sistema do Ministério Público do Estado da Paraíba, Genário Vasconcelos, que demonstrou passo a passo como os usuários poderão operacionalizar o sistema a partir de agora. A nova solução foi planejada pelo um grupo de trabalho, coordenado pelo analista da Codata, Ednamai Nóbrega que incluiu técnicos da Companhia de Processamento Dados, CGE, Seplag e Sefaz.