CGE participa de Reunião do Conaci e coordena Câmara Técnica de Auditoria

publicado: 28/03/2022 17h24, última modificação: 28/03/2022 17h24
conaci_março (2).jpeg
conaci_março (1).jpeg

Durante os dias 24 e 25 de março, a Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB), participou da 41ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Natal, no Rio Grande do Norte. O encontro tem o objetivo de estimular o compartilhamento de conhecimento entre os membros do Conselho para contribuir com a disseminação do Controle Interno no país.

Representada pelo Secretário Chefe da CGE-PB, Letácio Tenório Guedes Júnior, e auditores de contas públicas, a CGE também coordenou a Câmara Técnica de Auditoria e IA-CM, e participou da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013).

O Gerente Executivo de Auditoria da CGE-PB, Rodolfo Serrano, coordenou a Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM, que teve por objetivo revisar a minuta da declaração de posicionamento do CONACI acerca do papel da auditoria interna governamental, assim como, construir plano de ação para avanço da utilização do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM) entre membros do Conselho.

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector), desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, atualizado posteriormente em 2017, é um framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função.

“É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente. O IA-CM se presta a ser uma ferramenta estratégica, uma estrutura para auto avaliação e avaliações externas e um roteiro para melhoria e desenvolvimento ordenados”, pontuou o gerente Rodolfo Serrano.

Participaram da CT Auditoria e IA-CM, representantes da Controladoria Geral da União, do Distrito Federal, dos Estado da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Geras Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e dos municípios de Belo Horizonte e Campo Grande. Os resultados foram apresentados durante a 41ª reunião do CONACI.

De acordo com o Secretário Chefe da CGE, a Controladoria como coordenadora da Câmara Técnica Auditoria Interna e IA-CM também fica responsável por revisar a Minuta da Resolução CONACI. “A CGE-PB ficou responsável por definir o posicionamento da atividade de Auditoria Interna no âmbito das Controladorias, e dos Órgãos Centrais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo”, afirmou Letácio Guedes.

Representada pelo Auditor Elias Asfora, a CGE-PB marcou presença na Câmara Técnica da Lei Anticorrupção e seus reflexos no PAR, grupo responsável por analisar os aspectos práticos de aplicação da lei e seus reflexos no processo administrativo de responsabilização.