Fale Conosco

19 de agosto de 2011

Workshop no Trauma de Campina aborda questões de ética médica



Com três palestras, prossegue nesta sexta-feira (19), o Workshop sobre Ética e Responsabilidade Profissional em Medicina de Emergência. O evento reúne especialistas do setor e ocorre no auditório do Hospital de Trauma de Campina Grande.

As palestras abordam os temas “Acolhimento e Estratificação de Risco – novos paradigmas da atividade hospitalar”, “Qualidade no pronto-atendimento médico-hospitalar sob enfoque jurídico” e “Importância do controle social sobre a atividade médico-hospitalar: o papel da imprensa”.

O workshop começou na noite da quinta-feira (18) e, segundo o diretor geral do Trauma, Geraldo Antônio Medeiros, integra uma ação de qualificação dos serviços dentro da unidade: “Esse tipo de capacitação e a reeducação dos profissionais em relação a um tratamento mais humanizado das vítimas de trauma têm conseguido afastar o estigma sobre o Hospital de Trauma, remanescente da antiga unidade”, lembra.

O diretor técnico, Flawber Cruz, afirmou que a intenção da diretoria do hospital é manter um calendário de atividades para garantir qualificação contínua: “Nossa proposta é que a cada 15 dias aconteçam eventos de capacitação como esse, e haja um programa de educação permanente nos próprios locais como enfermarias, UTI e centros cirúrgicos, para dinamizar o serviço”.

A primeira palestra do evento foi proferida por Eurípedes Mendonça, do Conselho Regional de Medicina, que abordou o tema “Conceito de negligência, imperícia e imprudência aplicada ao pronto-atendimento”. Segundo ele, eventos como esse deveriam ocorrer de forma mais corriqueira em Campina Grande, porque são momentos que o profissional tem para tirar suas dúvidas e congraçar com os colegas e manter contato com profissionais da área de saúde.

Próximo tema – Nos dias 26 e 27 deste mês, o Hospital de Trauma de Campina Grande promoverá mais um workshop com o tema: Traqueostomia, Trauma Torácico e Transplante.  As inscrições serão realizadas através do e-mail eventostaumacg@gmail.com. Vagas limitadas.