João Pessoa
Feed de Notícias

Workshop debate Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

segunda-feira, 24 de março de 2014 - 18:41 - Fotos: 

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano  (Sedh), realizou nesta segunda–feira (24), no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Cinep) o Workshop sobre o Sistema Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A executiva da Sedh, Ana Paula de Souza Almeida, que também está à frente da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PB), ressaltou que o evento visa fortalecer as políticas públicas de Segurança Alimentar e também explicar o funcionamento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

 O nosso objetivo é promover um espaço de divulgação e também mais um espaço da Caisan, que é a Câmara Interesecretarial que visa fazer essa articulação para estimular e fortalecer as políticas de segurança alimentar no Estado. A palestra sobre o Sisan é importante para que os setores possam compreender melhor como está este sistema de segurança alimentar. Desta forma, poderemos avançar na política de segurança alimentar e nutricional na Paraíba”, frisou.

O evento, que tem o intermédio da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/PB), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além de abordar sobre o Sistema Nacional e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN/SESAN-PB, também falou sobre o papel da Caisan/PB, que atualmente está composta por 22 órgãos do Governo.  

Uma das metas do Governo do Estado é enfrentar a fome e a desnutrição na Paraíba por meio de ações que assegurem uma alimentação saudável e regular as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Isto está sendo feito através da ampliação de políticas públicas que articulam programas e ações de segurança alimentar e nutricional, numa perspectiva de intersetorialidade com as diversas secretarias que desenvolvem políticas de segurança alimentar”, acrescentou a executiva da Sedh, Ana Paula de Souza Almeida.

Na ocasião também foi feita uma explanação das atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a capacitação de técnicos do setor administrativo/financeiro das Secretarias de Saúde e da Ação Penitenciária do Estado. O objetivo é a efetivação destas duas secretarias no PAA, na modalidade compras institucionais.

Mesa de abertura – Participaram da mesa de abertura do Workshop, além da Secretária Executiva da Sedh, Ana Paula; o representante da secretaria de infraestrutura, Carlos Alberto; o coordenador estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ângelo Viana, a representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), Aldenora Pereira e os representantes do MDS: João Augusto e Gustavo Correia.

Participaram do Workshop representantes de secretários, diretores de órgãos da administração direta e indireta do Governo; representantes das Prefeituras e Secretarias de Ação Social dos Municípios; técnicos do setor administrativo/financeiro das Secretarias de Saúde e da Ação Penitenciária do Estado; Conselheiros do Consea/PB e do Consea-JP, além de entidades da Sociedade Civil Organizada, instituições e coordenadorias que trabalham com o tema.