João Pessoa
Feed de Notícias

Workshop Ampliado: Municípios do Brejo paraibano discutem segurança alimentar

sexta-feira, 28 de abril de 2017 - 10:40 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) realizou na quinta-feira (27) o segundo workshop ampliado no município de Sapé. A ação contou com a presença de representantes de oito municípios da região do Brejo. O processo de articulação foi iniciado no Alto Sertão, em Uiraúna.

Esses encontros têm como finalidade estimular a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). É uma política que será implantada em todos os municípios da Paraíba, é a partir dessa adesão que os municípios conquistam suas próprias identidades no campo da segurança alimentar e nutricional.

O Estado da Paraíba faz parte do sistema (SISAN) desde 2011 com a adesão de cinco municípios, Cabedelo, Monteiro, Sumé, Patos e João Pessoa.Um dos benefícios da Adesão do SISAN é a possibilidade de receber pontuação em editais de chamada pública, pactos pela alimentação saudável, entre outros.

O SISAN é um sistema público que agrupa órgãos e instâncias como partes integrantes de um todo, articulados entre si e coordenados de modo que funcionem em uma estrutura organizada, em busca de um objetivo comum.

Asecretária Executiva de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Pollyanna Dutra, considerou mais uma ação importante do Governo do Estado. “Vejo que através da adesão dessas políticas publicas, a Paraíba vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida principalmente das crianças, por meio dos programas sociais implantados nas escolas, isso me edifica como gestora, militante e mãe”, observou.

Para a secretária Executiva da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar (CAISAN – PB), Denise Albuquerque, “é uma satisfação está participando ativamente dessas articulações. Já sentimos a sensibilização de vários municípios, e com essas reuniões estamos conseguindo avançar para a Adesão ao SISAN”.

Já a Secretária de Administração de Sapé, Maria das Graças Feliciano, ressaltou que bons frutos virão para o município através da adesão. “É de forma unida, concreta e objetiva que vamos partir para um projeto sustentável de segurança alimentar para região, com isso, poderemos também, apoiar e fortalecer a agricultura familiar”.

O próximo workshop acontece no dia 12 de maio em Brejo do Cruz.