João Pessoa
Feed de Notícias

Webconferência discute realização de leilão de carros apreendidos para evitar criadouros do Aedes

sexta-feira, 22 de julho de 2016 - 17:10 - Fotos: 

A realização de leilão de carros apreendidos como uma medida para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti foi um dos temas da webconferência ocorrida no final da manhã desta sexta-feira (22), entre representantes do Ministério da Saúde e dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, com o objetivo de alinhar as ações de mobilização e combate ao mosquito que transmite o vírus da dengue, chikungunya e zika.

Da Paraíba participaram representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Vigilância Ambiental e da 1ª Gerência Regional (GRS); da Fundação Nacional de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

“Na próxima semana vamos promover uma reunião com o Detran, a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, para pedir um levantamento dos veículos apreendidos disponíveis para leilão no nosso estado, conforme solicitação dos Ministérios da Saúde e da Justiça. Acredito que esta ação seja bastante eficaz com o propósito de diminuir criadouros do mosquito”, disse o gerente operacional de Vigilância Ambiental, Geraldo Moreira de Menezes.

Durante a web foi informado que o 4º ciclo de ações de combate ao mosquito foi encerrado no mês de junho, com 79,37 % de visitação domiciliar, nacionalmente. Embora a meta fosse atingir 100% dos imóveis, a avaliação do resultado é satisfatória. “Estamos no caminho certo”, disse o coordenador da Sala de Situação Nacional, Janivan dos Santos. O quinto ciclo já foi iniciado e será encerrado no mês de agosto.

As webconferências são realizadas quinzenalmente. Dessa vez, outro tema que entrou em pauta foi o problema dos imóveis fechados que dificulta o trabalho das equipes e aumenta o risco de proliferação do mosquito. Na próxima reunião serão debatidas estratégias para envolver os municípios nesta batalha.