João Pessoa
Feed de Notícias

VT 17º Salão de Artesanato da Paraíba – 19/12/12 à 20/01/13 – Jangada Clube

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012 - 17:40 - Fotos: 

http://youtu.be/4UNaItT8LmU

O Programa de Artesanato da Paraíba abre, nesta quarta-feira (19), o 17º Salão de Artesanato da Paraíba, no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Entre as novidades deste ano, está a ampliação do número de artistas. São mais de 700 artesãos de 126 municípios paraibanos, que irão expor trabalhos em cerâmica, madeira, tecelagens, fios, fibras, brinquedos populares e até gastronomia em uma área de 3.200 m². O projeto arquitetônico é de Gustavo Vaz e Carolina Gomes.

Nesta edição, o Salão dará destaque aos brinquedos feitos à mão trazendo o tema “Imaginário Infantil”. A coordenadora geral do Programa de Artesanato Paraibano, Pâmela Bório, explicou que, mesmo se tratando do imaginário infantil, a feira não é exclusiva para crianças. “O tema é infantil, mas o Salão faz uma alusão a todo universo, ao simbolismo representado pela infância. Os adultos se remeterão à infância através da literatura de cordel, marchetaria, peças em madeira, tecidos, mandalas e tantos outros. Ampliamos o número de artistas para dar mais possibilidades, tanto na visibilidade das obras, quanto para os visitantes da feira”, destacou a coordenadora.

Novidades — Outras novidades do Salão do Artesanato serão o Museu dos Brinquedos, a árvore de Natal interativa e a casinha de bonecas em miniatura.

“O objetivo é que as crianças interajam com o brinquedo popular e a nossa cultura do universo infantil do passado, longe de produtos plásticos industrializados”, explicou a coordenadora executiva do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.

Entre os projetos para 2013 está o Selo do Artesanato da Paraíba. “Será uma certificação que todo produto que está sendo vendido pertence genuinamente ao artesanato paraibano”, destacou Ladjane lembrando que o processo é longo, criterioso e que os artesãos levam pelo menos dois anos para se adequar aos padrões exigidos. Iniciativa semelhante só existe na Bahia.

Gastronomia paraibana — O Salão vai proporcionar, aos amantes da gastronomia, uma praça de alimentação onde será possível degustar comidas típicas, a exemplo de biscoitos caseiros, pamonha, canjica, milho, rapadura, etc.

Funcionamento — O espaço vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 20 de janeiro. As exceções são para os dias 24, 25 e 31 de dezembro, bem como para o dia 1º de janeiro, quando o evento será fechado para as festas de final de ano. A visitação será gratuita e a organização estima movimentação diária de seis mil pessoas.