João Pessoa
Feed de Notícias

Votação do Festival de Grafitagem contra o fumo termina nesta sexta

quinta-feira, 11 de março de 2010 - 19:11 - Fotos: 
Os internautas têm até às 11h desta sexta-feira (12) para escolher os três melhores trabalhos inscritos no II Festival de Grafitagem que, este ano, tem como tema ‘A Arte Vencendo o Tabagismo’. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Saúde de João Pessoa. Para votar, basta acessar o banner no topo do site www.saude.pb.gov.br.

Nesta segunda versão do festival, 19 grafiteiros inscreveram 35 trabalhos e, destes, 27 foram selecionados e colocados na Internet para votação e escolha do público, desde o último dia 12. Para a realização do festival, a SES e a Agevisa se responsabilizaram pela compra das tintas e por todas as despesas do festival e o município de João Pessoa está dando apoio na divulgação e mobilização do evento.

As melhores grafitagens escolhidas serão premiadas na próxima segunda-feira (15) durante um café da manhã para lembrar o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo. Durante o evento de premiação, a Secretaria de Estado da Saúde irá homenagear personalidades paraibanas que contribuíram com ações e projetos para o combate ao tabagismo no Estado.

No primeiro festival realizado ano passado e que teve como tema ‘Todos Contra o Tabagismo’, dezoito grafiteiros inscreveram 43 artes e destas 25 foram selecionadas. Os internautas escolheram as três que foram premiados pela SES. A grafitagem que ganhou o primeiro lugar serviu para ilustrar a camisa usada durante o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, lembrado em 31 de maio.

No ano passado, segundo dados da SES, 215 pessoas morreram vítimas de câncer de pulmão e brônquios, 59 de laringe, 50 por câncer de boca e 23 de faringe. Em 2008, 218 pessoas na Paraíba foram a óbito por câncer de pulmão e brônquios, 40 por câncer de boca, 55 com câncer de faringe, 52 por câncer de laringe. Essas doenças estão relacionadas ao tabagismo.

Da Assessoria de Imprensa da SES