João Pessoa
Feed de Notícias

Vivência de Palhaço encerra inscrições nesta terça-feira e tem vagas gratuitas na Funesc

segunda-feira, 12 de setembro de 2016 - 11:26 - Fotos:  Divulgação

Terminam, nesta terça-feira (13), as inscrições para o curso Vivência de Palhaço, com Dadá Venceslau. As aulas começam no mesmo dia, na Escola Livre de Circo, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A duração é de três meses. As inscrições são gratuitas e um dos principais alvos é o alunado da rede pública de ensino, acima de 14 anos de idade. Basta trazer a declaração da escola onde o interessado está matriculado. Também há vagas para não estudantes.

O objetivo da vivência é desenvolver um experimento que utilize técnicas circenses, protagonizando o palhaço no picadeiro, na rua, nas praças, teatros e festas, através de exercícios corporais e vocais, jogos cênicos e caracterização da personagem.

“De forma lúdica, como uma brincadeira de roda, o grupo vai criando e improvisando à medida em que mergulha no mundo do circo. Assim, os participantes se transformam em apreciadores dessa arte”, declarou Diocélio Barbosa, coordenador de Circo.

A cada etapa, ainda conforme Diocélio, os participantes observam uma demonstração de um palhaço, do aquecimento à caracterização como uma performance. Em seguida, cada um, individualmente ou em grupo, apresenta o que foi elaborado a partir daquela vivência e segue para uma avaliação onde todos podem expressar os seus sentimentos.

Os participantes podem levar materiais pessoais para compor seus personagens/palhaços, a exemplo de peruca, casaca, calça, sapato, mala, bola de sopro e de plástico, bambolê, entre outros acessórios. As aulas serão ministradas na Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, ao lado da Estação Ciência, na Capital.

Sobre o ministrante – Palhaço Dadá, personagem criado pelo artista paraibano Dadá Venceslau, também artista plástico, cenógrafo, figurinista e ator graduado em Educação Artística e especialista em Arte-Educação. Há 25 anos atua na Agitada Gang (Trupe de Atores e Palhaços) e no espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel, sob a direção de Eliézer Rolim. No ano 2000 gravou o seu primeiro CD “Canta Palhaço” e em 2010, o segundo “Dadá Canta Outra Vez” ambos com releituras do cancioneiro popular. Foi por quatro anos (2008-2011) presidente da ONG Associart-PB (Associação de Artistas Plásticos da Paraíba).

 

Serviço: Curso Vivência de Palhaço

Ministrante: Dadá Venceslau

Inscrições: gratuitas (solicitar ficha de inscrição através do seguinte e-mail: diocelio.circo.funesc@gmail.com)

Duração: 3 meses (13 de setembro a 13 de dezembro)

Dias de aulas: terças e quintas, das 15h às 17h

Informações: 3211-6225