João Pessoa
Feed de Notícias

Visitantes podem conferir acervo de 1700 peças na Casa do Artista Popular

quinta-feira, 27 de novembro de 2014 - 10:09 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Museu Casa do Artista Popular Janete Costa está aberto à visitação de terça a domingo, no horário das 9h às 17h, na Praça da Independência – Centro de João Pessoa. No espaço, os visitantes podem conferir a beleza e criatividade dos trabalhos produzidos pelos artesãos paraibanos. As peças mostram a importância cultural e tradição de cada região.

Desde o mês de abril deste ano, o Museu foi reaberto após oito meses de recuperação das áreas internas e externas para melhorar as instalações físicas e proporcionar maior comodidade aos visitantes. No período, foram reparadas a coberta, instalações elétricas, hidráulicas, pintura e recuperação do jardim. Todo esse processo foi necessário para preservar tanto a edificação quanto as peças.

“Apesar do curto espaço de tempo em reforma, a equipe do Museu continuou trabalhando de maneira ininterrupta e toda a edificação foi preservada. Convido a todos para nos visitar e conhecer nossa brilhante exposição dos talentos genuínos que continua intacto”, explicou a diretora do Museu, Pedrita Tavares.

Ela destacou ainda a presença diária dos visitantes, que gira em torno de 10 mil ao ano. “Recebemos visitantes brasileiros, estrangeiros, estudiosos, universitários que, de acordo com nosso livro de visitas, já alcançamos a marca de 100 mil visitantes desde a inauguração oficial”.

Ações – Nos últimos anos, o Museu realizou uma série de atividades como a 6ª Primavera dos Museus, visitação guiada de 250 ciclistas da Federação Paraibana de Ciclismo, Semana Nacional de Museus, visitação de escolas, palestras, desfiles de moda, exposições de roupas artesanais e recicladas, oficinas, além do projeto Contação Itinerante, da Funesc, com o grupo Gira Contos. Atividade foi voltada ao público infanto-juvenil e estudantes de escolas públicas existentes na região em torno do Museu.

Sobre o Museu – Criado em janeiro de 2006, em uma construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), da metade do século XX, o Museu possui atualmente um acervo de aproximadamente 1.700 peças do artesanato paraibano, confeccionadas por artistas de vários municípios. Elas são distribuídas por tipologias: cerâmica, madeira, tecelagem, fibras, rendas, couro, brinquedos populares e xilogravuras.