Fale Conosco

12 de maio de 2009

Violência contra a criança pelo uso abusivo do álcool é tema de campanha



A Ong Apôitchá lança, nesta quarta-feira (13), a Campanha de Erradicação da Violência contra a Criança e o Adolescente causada pelo Uso Abusivo de Álcool – “A vida é nossa meta!”. O lançamento acontecerá às 8h33, no Millenium Club, no município de Lucena. O evento tem o apoio do Governo do Estado.

O objetivo da campanha é mobilizar e sensibilizar o poder público e a sociedade civil para a necessidade da construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das consequências do uso abusivo do álcool. A campanha inicialmente lançada em Lucena envolverá também as cidades de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Campina Grande.

Por meio de fóruns de debates, de base de dados georeferenciada, de oficinas de arte-educação, de espetáculos temáticos, de outdoors, materiais gráficos, peças de áudio e vídeo, de ações conjuntas entre poder público e sociedade civil e da cobertura da imprensa, a campanha estimulará o diálogo e a reflexão sobre a problemática do uso abusivo do álcool e sua relação com a violência contra crianças e adolescentes.

Segundo os organizadores da campanha, só na cidade de João Pessoa, 64% dos estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas já fizeram uso do álcool pelo menos uma vez na vida; dado preocupante, pois indica a facilidade do acesso ao álcool por crianças e adolescentes. Desses estudantes, 11,4% fazem uso freqüente e 6,9% fazem uso pesado do álcool. Os usuários dependentes provavelmente já deixaram a escola.

Nos últimos anos Lucena, bem como outras cidades da área metropolitana da grande João Pessoa, vem assistindo o crescimento dos índices de violência – doméstica, intra-familiar e no trânsito – causada pelo uso abusivo de álcool. Na cidade de Lucena, 90% das crianças e adolescentes encaminhados pelo Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude para a Casa Lar, da Apôitchá, são vítimas de famílias que fazem uso abusivo de álcool.

Programação

7h13 – Concentração dos jovens protagonistas no Complexo Turístico de Lucena
8h33 – Abertura e lançamento oficial da campanha com a presença de autoridades e especialistas no tema
11h13 – Espetáculo “Retrato” apresentado pela Companhia de Teatro Perfil
11h33 – Jingles e músicas da campanha apresentado pelo Grupo “O Poder do Verbo”
 
A programação do evento prevê ainda a exibição de vídeos-documentários, exposição de fotografia, pintura, grafite e feira de artesanato, além de atendimento em Saúde Preventiva realizado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.