João Pessoa
Feed de Notícias

Vila Olímpica programa colônia de férias para crianças e adolescentes

quinta-feira, 12 de novembro de 2009 - 16:56 - Fotos: 

Com 80 professores de Educação Física e frequentada por cerca de 3.000 praticantes de atividades esportivas, a Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede), no Bairro dos Estados, em João Pessoa, deverá oferecer colônia de férias para as crianças e adolescentes que já participam das escolas de futsal, vôlei, saltos ornamentais, natação, handebol, ginástica rítmica e judô. Foi o que informou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), coronel Francisco de Assis, que pretende fazer obras de recuperação imediata nas instalações físicas.

“O projeto é da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) e fizemos a liberação orçamentária de R$ 286 mil para melhorias nas piscinas, na pista de caminhada e também para a implantação do programa Paraíba Saúde, de orientação de atividade física”, disse o secretário, explicando que é grande o número de pessoas que diariamente, no começo da manhã e no final da tarde, praticam exercícios e caminhadas naquele equipamento esportivo.

Em 2010, a Sejel implantará na Vila Olímpica o programa Escola do Esporte, voltado para crianças e jovens de 10 aos 17 anos, um público estimado em cerca de 2.000 crianças e adolescentes, a exemplo do que vem sendo realizado no Ginásio ‘O Ronaldão’, no bairro do Cristo Redentor.

A reforma – O novo projeto da Vila Olímpica apresentado ao Ministério dos Esportes pelo governador José Maranhão, em audiência em Brasília na quarta-feira (11), é praticamente a construção de um novo equipamento. O secretário revela que serão quatro ginásios (modernização dos três atuais e a construção de mais um), recuperação total da pista de atletismo (na medida oficial de 400 metros), do campo de futebol com arquibancadas, implantação de uma quadra de tênis, uma boa pista de caminhada, uma sala de musculação totalmente equipada, além de um outro ambiente destinado a avaliação física e do alojamento para os atletas, mais melhorias no parque aquático.

“Com o centro de avaliação, a Vila Olímpica Ronaldo Marinho se credenciará realmente como equipamento de prática esportiva”, declarou o titular da Sejel. Ele observou ainda que “sendo um bom centro de treinamento, o local poderá concentrar atletas paraibanos que tenham perspectivas de crescimento e de participação em eventos como a Olimpíada de 2016”.

Para todas essas obras serão necessários recursos da ordem de R$ 8 milhões, que estão sendo pleiteados junto ao Ministério dos Esportes. Além do compromisso do ministro Orlando Silva junto ao governador José Maranhão para destinar a verba, o deputado federal Wilson Santiago também apresentou uma emenda de bancada, no Orçamento Geral da União, para igualmente garantir os recursos.

Naná Garcez, da Secom-PB