João Pessoa
Feed de Notícias

Vila Olímpica entra na disputa para receber seleção antes da Copa de 2014

terça-feira, 5 de novembro de 2013 - 12:00 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

A Vila Olímpica Ronaldo Marinho, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, é uma das 82 unidades esportivas do País listadas pela Fifa para receber seleções que participarão da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A Vila pode se tornar um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para uma das equipes, que usaria suas instalações durante 15 dias para aclimatação, com treinamentos diários antes do início do torneio.

A Vila Olímpica Ronaldo Marinho passa por uma reestruturação física com um investimento de R$ 18 milhões do Governo do Estado, com previsão de entrega da obra em fevereiro do ano que vem.

Durante a seleção houve 403 inscrições. Ao todo, as equipes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) inspecionaram 281 campos em 25 Estados e no Distrito Federal. Recife e Natal, que são cidades-sedes da Copa, não incluíram nenhum local de treinamento na lista. Com isso, as chances de alguma seleção escolher a Vila Olímpica para realizar a aclimatação aumentam pela proximidade que João Pessoa tem das sedes dos jogos oficiais.

Alcançamos esse objetivo de deixar a Paraíba, através da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, como Centro de Treinamento de Seleção, o que insere oficialmente o Estado no roteiro do Mundial de Futebol”, comemora o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Tibério Limeira.

Os jogos – A capital pernambucana, distante 123 km de João Pessoa, vai receber quatro jogos, sendo três da primeira fase e um das oitavas-de-final. Com a realização do sorteio dos grupos em dezembro deste ano, serão conhecidas as seleções que vão jogar em solo recifense. Um pouco mais distante está a capital potiguar (a 181 km), que será palco de três partidas, todas da fase inicial do torneio.

A proximidade pode ser benéfica para a Paraíba e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, garantiu que várias ações estão sendo feitas para que o Estado seja também incluído no roteiro turístico da Copa.

Desde o ano passado, um grupo de trabalho está fazendo uma série de atividades, entre elas a montagem de um site trilíngue, capacitação de mão-de-obra e a criação de uma logo especial da PBTur para o torneio. Fizemos várias reuniões com prefeitos paraibanos a fim de receber projetos que podem incluir as diversas cidades nesse potencial roteiro de atração turística durante a Copa do Mundo”, disse Ruth.

Vamos aguardar o sorteio dos grupos e quando estiver definido onde cada equipe vai jogar faremos um trabalho de lobby mais forte para atraí-los para a Paraíba”, garantiu a gestora da PBTur. Esse trabalho é fundamental porque a escolha do local de aclimatação e treinamentos depende exclusivamente de cada seleção. Cada time participante da Copa terá que fazer uma indicação de CTS até 18 de dezembro e o anúncio final da base escolhida deve ser realizado até 30 de janeiro de 2014.

De acordo com o gerente geral de Competições e Serviços às Equipes do COL, Frederico Nantes, existe um sistema online com as opções de CTS disponíveis e a seleção recebe a senha desse sistema a partir do momento em que realizou pelo menos uma visita oficial a um CTS no Brasil. O país pode indicar até três CTS (um como primeira opção, outro como segunda e outro como terceira), sendo que terá prioridade para determinado centro de treinamento a seleção que demonstrar primeiro o interesse por ele.

Enquanto isso, os paraibanos ficam na expectativa sobre a possibilidade de ver craques como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta e Balotelli treinando por alguns dias em João Pessoa.