João Pessoa
Feed de Notícias

Videoconferência com ministro da Saúde acerta detalhes de mobilização contra Aedes aegypti

terça-feira, 29 de novembro de 2016 - 17:41 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom Pb

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, participou, nesta terça-feira (29) pela manhã, da videoconferência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que conversou com prefeitos, secretários estaduais, municipais e técnicos de saúde dos 27 estados brasileiros, sobre os últimos detalhes para a grande mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti, que ocorrerá na próxima sexta-feira (2).

Representando a Paraíba, participaram da videoconferência técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e representantes das Secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento Humano; Cosems; Exército Brasileiro e Defesa Civil do Estado. A secretária executiva de Estado da Saúde, Maura Sobreira, apresentou ao ministro que a mobilização do estado ocorrerá por meio de muitas parcerias, como já vem ocorrendo.

Maura informou que dos 223 municípios paraibanos, 217 fizeram o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do mosquito – Liraa, detectando risco em 27% destes lugares. “Estes números revelam uma redução de 62% em relação ao ano passado. Isso só vem sendo possível graças ao trabalho realizado em parceria entre o estado, os municípios e outras instituições”, disse.

Lembrou ainda que a parceria com o Exército Brasileiro vem representando um grande diferencial em todas as ações do Governo do Estado contra o mosquito e informou que a SES já qualificou 350 militares para as atividades.

Após a videoconferência, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, informou que esteve com o cerimonial do ministro das Cidades, Bruno Araújo, e que ficou acertado que, na próxima sexta-feira (2), ele estará em João Pessoa, das 8h30 às 11h, em várias ações, marcando a abertura oficial da mobilização nacional contra o mosquito.

A primeira atividade será uma visita aos carros do pátio da Polícia Rodoviária Federal, em Bayex, e, logo em seguida, visitará a Escola Técnica. Depois, conhece a Sala Estadual de Situação, no Espaço Cultural, e conclui as atividades na Unidade de Saúde da Família, da comunidade Brasília de Palha, no Miramar.

A ação nacional será coordenada pelo Ministério da Saúde e o Governo da Paraíba, por meio de diversas Secretarias e outras instituições estaduais, está se preparando para participar da atividade que deve envolver, inicialmente, os trabalhadores num momento de discussão e sensibilização, por 10 a 15 minutos, sem paralisação das atividades e ainda uma vistoria nos ambientes internos e externos de todos os espaços públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).

A ação é semelhante à outra iniciada pelo Governo do Estado em dezembro de 2015. De acordo com o Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi instituído o “dia da faxina”, no qual todas as quartas-feiras, os órgãos estaduais promoviam, entre seus trabalhadores, uma vistoria com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito.

Além da participação das instituições, é importante o envolvimento da população, que deve fazer a sua parte, descartando todos os objetos que venham a ser criadouros, evitando o nascimento e a proliferação do mosquito.