João Pessoa
Feed de Notícias

Vida saudável para crianças no Arlinda Marques

terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 16:18 - Fotos: 

A importância da boa alimentação e dos exercícios físicos para uma vida saudável foi um dos temas s destacados, na manhã desta terça-feira (6), durante a 1ª Semana da Saúde, Arte e Cultura, promovida pelo Complexo de Pediatria Arlinda Marques, da rede estadual de Saúde. As crianças que passaram pela unidade ficaram sabendo mais sobre como evitar a desnutrição e a obesidade. Brincando, elas aprenderam sobre a importância das vitaminas e nutrientes contidos nas frutas, legumes e verduras para o crescimento e a saúde do corpo.   As atividades alusivas à Semana da Criança no complexo começaram na segunda-feira (5), com o objetivo de despertar na criança o interesse por práticas que garantam uma boa saúde na infância e durante todo o seu desenvolvimento, até a fase adulta.

“Além de mostrarmos a importância desses alimentos para uma vida saudável, nós também falamos sobre o reaproveitamento de partes das frutas e verduras e que muitas vezes são jogadas no lixo a exemplo da casca do abacaxi, da laranja, da banana e do talo da cenoura, com os quais podem ser feitos sucos, geleias  e bolos. E o mais importante:  utilizando essas partes estamos aproveitando todas as vitaminas, sais minerais e nutrientes”,  disse  a coordenadora de Nutrição do Arlinda Marques,  Mayra  Borges Madruga.

Durante todos os dias desta semana, estão acontecendo apresentações de grupos musicais e peças teatrais. Na manhã desta terça-feira (6), a primeira atividade recreativa foi voltada para os cuidados com corpo. De acordo com a educadora física, Janiele Laurentino, por meio de brincadeiras e peças teatrais, as crianças desenvolvem atividades físicas e exercitam o corpo. “Com isso, nós ensinamos e orientamos sobre como combater e prevenir a obesidade e o sedentarismo, desde a infância, relacionando também a alimentação” completou Janiele Laurentino. Essa atividade se repete na manhã desta quarta-feira (7).

Cuidados com a voz – A equipe de Fonoaudiologia do Arlinda Marques, também por meio de brincadeiras, está orientando sobre a importância da voz, como falar as palavras corretamente, o que fazer para ter uma boa dicção. O objetivo é despertar na criança o interesse pela aprendizagem e evolução da linguagem, com dicas de saúde sobre os cuidados com a voz. “Os pais e acompanhantes das crianças também serão orientados sobre quais providências devem tomar quando a criança apresentar qualquer problema na voz”, disse a fonoaudióloga Andréa Aragão.

Todas as atividades estão sendo acompanhadas pelos pais das crianças, que estão sendo orientados a colocar em prática, no dia a dia, tudo o que os filhos estão aprendendo durante as atividades recreativas.  As equipes que estão coordenando as atividades fazem perguntas às crianças e, a cada resposta correta, elas ganham brindes.

Brinquedoteca – Na quarta-feira (7), pela manhã e à tarde, a coordenação de Psicologia vai trabalhar a questão dos medos e dos traumas na infância e como os pais devem enfrentar e tratar esses problemas. A questão da adesão ao tratamento médico, a interação e a socialização como forma de amenizar as dores e o sofrimento dessas crianças em casa e no ambiente hospitalar serão outros pontos enfocados.  “Nessas atividades, entrará em cena a brinquedoteca um dos grandes aliados no acompanhamento e desenvolvimento psicológico das crianças”, disse a psicóloga Joana Freire que vai trabalhar ao lado da colega Fátima Leite.
Poeira e umidade – Na quinta-feira, pela manhã, as atividades ficarão sob a responsabilidade da Coordenação de Fisioterapia.

A fisioterapeuta Milena Lins afirmou que as crianças vão receber informações sobre postura, prevenção de doenças respiratórias e alérgicas e os cuidados em casa com a poeira e a umidade. Os pais também vão aprender a forma correta de carregar os filhos e assim evitar problemas com a coluna da criança e deles mesmos.

Na tarde da quinta-feira, a Coordenação de Serviço Social vai abordar temas inerentes à interação das crianças no ambiente hospitalar e no convívio familiar. “Vamos discutir com as crianças as formas de como elas devem se comportar nesses dois ambientes, que são totalmente distintos”, disse a assistente social Yara Leite.

As atividades da 1ª Semana de Saúde, Arte e Cultura do Complexo de Pediatria Arlinda Marques serão encerradas na sexta-feira (9), com apresentações de grupos de percussão e outras atividades culturais que vão acontecer nos dois expedientes.

Prevenção – A diretora do complexo, Darcy de Lucena, explicou que o hospital resolveu direcionar todas as atividades da semana para a prática de uma alimentação e uma vida saudável sempre partindo da prevenção. “Se eles colocarem em prática quando crianças o que estão aprendendo durante esta semana, com certeza, na fase adulta, terão uma saúde de boa qualidade” disse.

A dona-de-casa Francisca de Aguiar, que mora na cidade em Mataraca, disse que estava próximo ao hospital quando resolveu ir conferir a festa. “Achei muito importante as atividades que estão sendo desenvolvidas para a saúde das crianças” disse. Já Joana Darc Alves dos Santos, que mora no conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa, trouxe o filho para se consultar e depois do atendimento médico ficou com ele no hospital. Elizeu Vitor, 4 anos, participou de todas as brincadeiras e respondeu as perguntas. “É muito bom para eles e para nós que, em casa, vamos colocar em prática o que foi repassado aqui”, disse.

 

Assessoria de imprensa da SES/PB