João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-presidente do TJ ministra aula para praças e oficias da Polícia Militar

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 - 19:31 - Fotos: 

O calendário letivo 2013 dos cursos do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba foi iniciado oficialmente, na manhã desta terça-feira (26), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. O evento contou com apresentações culturais e aula ministrada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo Fonseca.

As atividades começaram às 9h30, com o canto do Hino Nacional e apresentações de música de alunos do CE. Em seguida, o desembargador Romero Fonseca proferiu palestra sobre ‘A atribuição constitucional das Polícias Militares, na busca por uma doutrina de prevenção’. Segundo o magistrado, a aula teve o objetivo de despertar nos PMs a necessidade de se consolidar uma doutrina de prevenção nas atividades policiais. “Além disso, abordar as questões constitucionais que envolvem a PM, como sua atuação pautada nos princípios previstos em lei, a exemplo da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, e a valorização moral dos policiais”, detalhou. Durante a aula, também compartilhou sua experiência anterior como segundo sargento do Exército e delegado de Polícia Civil.

O subcomandante geral da PM, coronel Francisco de Assis Castro, na ocasião representando o comandante geral, coronel Euller Chaves, destacou a importância dessa integração entre polícia e judiciário. “A Polícia Militar é só um dos entes na prevenção do crime. Os atores que envolvem a segurança pública são bem mais numerosos e a cada dia buscamos parcerias com o sistema em geral, como Judiciário, Polícia Civil, Ministério Público, entre outros, para que alcancemos o objetivo comum que é a paz social”, frisou Castro.

A aula inaugural do Centro de Educação contou ainda com a presença de oficiais e praças da Polícia Militar, além de alunos do colégio da PM. Entre os cursos abertos ou em andamento pela corporação neste semestre estão: Formação de Oficiais Bombeiro e Policial Militar, Formação de Soldados, Formação de Sargento e o Curso de Habilitação Sargentos e Cabos. Além desses, ao longo do ano serão abertas turmas para cursos de atualização profissional. Atualmente, quase 1.500 alunos já estão matriculados em um dos cursos oferecidos pelo CE.