João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-governadora visita em Campina Grande instituições de Tecnologia, Inovação e P&D

terça-feira, 5 de setembro de 2017 - 17:38 - Fotos:  Divulgação

A vice-governadora Lígia Feliciano realizou, nesta terça-feira (05), em Campina Grande, visitas a algumas instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologias da Inovação, com o objetivo de conhecer os programas que estão sendo desenvolvidos atualmente na região e o potencial em inovação tecnológica, apoio ao empreendedorismo, bolsas de pesquisa, entre outras ações, com vistas a um diagnóstico do potencial local.

Pela manhã, a vice-governadora visitou o Citta – Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo. Na parte da tarde, ela esteve na Fundação e Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqtcPB). Na Fapesq, Lígia Feliciano foi recebida pelo presidente da Fundação, Claudio Benedito Silva Furtado, que apresentou à vice-governadora os programas em execução, a exemplo do Redes Digitais de Cidadania, para a execução de projetos que visem à implantação e consolidação de núcleos temáticos para planejamento, desenvolvimento, validação e distribuição de conteúdos formativos e soluções TIC para públicos específicos, como contribuição para o desenvolvimento e implantação da Rede Digital para Suporte à Inclusão Social, Produtiva e Inovativa de Cidades Paraibanas.

Ela também conheceu o Repad, projeto de instalação da rede em fibra ótica na Paraíba, as infovias, que são redes avançadas de comunicação de dados para apoio à pesquisa, educação, segurança, saúde e governança;  o Programa Tecnova, que tem como objetivo apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores – novos ou significativamente aprimorados de empresas brasileiras para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Estado da Paraíba.

Pesquisa Para o SUS, iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia – C&T também foi outro projeto apresentado a Lígia Feliciano. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.

O presidente da Fapesq falou ainda da importância dos convênios da Fundação com órgãos de fomento ao ensino e extensão como a Capes – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior; o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; o Conselho Britânico, entre outras parcerias de suma importância, que resultam em novos conhecimentos e desenvolvimento para o Estado da Paraíba.