João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-governadora participa de comemoração pelo sesquicentenário de Epitácio Pessoa

sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 10:39 - Fotos: 

A vice-governadora Lígia Feliciano participou, nessa quinta-feira (28), da abertura das comemorações pelo sesquicentenário do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa. No último dia 23, o nascimento do paraibano completou 150 anos. Além da vice-governadora, participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, entre outras autoridades.

Após abrir as comemorações, Lígia Feliciano visitou o espaço onde se encontram os restos mortais de Epitácio Pessoa e da mulher dele. A solenidade contou ainda com exibição de vídeos e com uma conferência do historiador Humberto de Mello, cujo tema foi “Epitácio Pessoa, o estadista”.

“Epitácio exerceu vários cargos: deputado federal, senador, ministro da Justiça, ministro do Supremo Tribunal Federal, representante do Brasil na Conferência de Paz, após a I Guerra Mundial e presidente da República. Nunca existiu nenhum brasileiro que tivesse ocupado o Senado, que é a chamada Câmara Alta do Legislativo; o Supremo Tribunal Federal, que é a mais alta Corte de Justiça e a Presidência da República”, afirmou o historiador Humberto de Mello.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação do poeta repentista Oliveira de Panelas, que prestou uma homenagem em versos à memória de Epitácio Pessoa. O segundo evento vai ocorrer no dia 6 de agosto, com uma conferência do ministro Francisco Rezek, com o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”, a ser realizada no auditório do TCE.

A terceira solenidade será no dia 6 de novembro, quando será realizada, às 10h, no TJPB, a palestra com tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”, a ser proferida pelo ministro Herman Benjamin. Um concerto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba será realizado para fechar as homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa. O concerto ocorrerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na Capital.

Trajetória – Epitácio da Silva Lindolfo Pessoa nasceu na cidade de Umbuzeiro, interior da Paraíba, em 23 de maio de 1865. Foi chefe do Executivo federal de 1919 a 1922. Pouco antes de assumir o cargo de presidente, liderou a delegação brasileira à Conferência da Paz (1918-1919), em Versalhes. Por meio de eleição direta, assume a presidência em 28 de julho de 1919.

O período de Epitácio Pessoa coincide com o início de uma grave crise política interna, traduzida no descontentamento do Exército, na insatisfação da população urbana e nas tensões regionais entre elites.