Fale Conosco

14 de dezembro de 2016

Vice-governadora discute parceria com Pnud durante reunião em Brasília



A vice-governadora Lígia Feliciano participou de uma reunião, nesta quarta-feira (14), em Brasília, com Maristela Marques Baioni e Didier Trebucq, ambos representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre a Paraíba e o Pnud nas áreas de saúde, desenvolvimento econômico e projetos relacionados à agricultura familiar.

A Paraíba busca parceria do Programa na promoção do desenvolvimento sustentável, em ações relacionadas à agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos. “Essa parceira visa apoiar o Estado nas diretrizes do desenvolvimento sustentável. Ajudar a monitorar esses índices e fortalecer os mecanismos para atingir as metas, engajando o setor privado em parceria com o Estado”, destacou a vice-governadora Ligia Feliciano.

“Entre as metas da parceira estão a melhoraria do acesso à água, redução da vulnerabilidade agroclimática e aumento ao acesso a mercados da população rural pobre da Paraíba, além do apoio à geração de renda, inserção em cadeias produtivas e, consequentemente, a elevação econômica desta população”, completou a vice-governadora.

Na Paraíba o Pnud já tem desenvolvido alguns trabalhos para implementação da Agenda 2030 com a Fiep, Sebrae,UFPB, MP, CGU, Iesp, Instituto Alpargatas. A Agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.