Fale Conosco

2 de setembro de 2015

Vice-governadora discute formação de parcerias com o diretor mundial da Google Educação



02.09.15 ligia reuniao google 2 270x180 - Vice-governadora discute formação de parcerias com o diretor mundial da Google EducaçãoA vice-governadora Lígia Feliciano e o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (2), com o diretor mundial da Google Educação, Bram Bout, para discutir a formação de novas parcerias para o desenvolvimento da educação paraibana. Na ocasião, foi assinada uma carta de intenções. Ainda participaram do encontro, que aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa, a secretária da Ciência e Tecnologia, Francilene Garcia, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, entre outros.

Na ocasião, a vice-governadora afirmou que o Estado vive um momento muito favorável a parcerias na área da educação. “O Governo do Estado tem como foco de desenvolvimento para a Paraíba um investimento sério na educação, melhorar cada vez mais a qualidade de ensino, qualificar os nossos professores, promover o ensino profissionalizante. Por isso, ampliar as parcerias que já temos com uma empresa de renome internacional como a Google Educação é uma honra e, acima de tudo, um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, fez um balanço positivo do encontro. “Essa reunião teve como objetivo mostrar os resultados que estamos tendo com o Google 02.09.15 ligia reuniao google 1 270x180 - Vice-governadora discute formação de parcerias com o diretor mundial da Google EducaçãoClassroom, aplicativo que integra o Google for Education. Nós também mostramos um conjunto de intenções para que possamos avançar ainda mais na melhoria da educação paraibana por meio de parcerias com a Google, investindo no empreendedorismo, no ensino profissional. Um Estado que tem experiências fabulosas na área da educação, como o Prima [Projeto de Inclusão através da Música e das Artes] tem condições plenas de alçar voos ainda maiores nesse campo”, disse.

O diretor mundial da Google Educação, Bram Bout, afirmou que as parcerias que deverão ser formadas com a Paraíba trarão bons resultados. “O grande objetivo da Google é, em conjunto com o Estado, estimular ainda mais o papel da educação na Paraíba. Percebo que é um estado com forte interesse em encorajar e estimular a educação e, por isso, terá todo o nosso apoio”, destacou. “Temos um conjunto de ferramentas que temos condições plenas de desenvolver juntos, assim como incentivar a tecnologia de forma responsável nas escolas”, pontuou.

02.09.15 ligia reuniao google 16 270x180 - Vice-governadora discute formação de parcerias com o diretor mundial da Google EducaçãoAo término da reunião, foi assinada uma carta de intenções pelo secretário de Estado da Educação. Entre os pontos estão as ações de empreendedorismo e de criação de empresas de tecnologia no Estado com o apoio da Google. “Mesmo com o cenário delicado, a Paraíba tem mantido o equilíbrio das contas públicas, tem investido num setor importantíssimo, que é a educação, com ampliação e reformas de escola, evoluindo a concepção da educação. Portanto, temos a certeza de que todos esses objetivos têm total viabilidade”, ressaltou.

O que é – O Google Sala de Aula foi desenvolvido para ajudar aos professores a fazer aulas mais atrativas, criar e receber tarefas sem usar papel, além de muitos outros benefícios. A Paraíba é o primeiro Estado do Nordeste a firmar parceria com o Google para que02.09.15 ligia reuniao google 9 270x202 - Vice-governadora discute formação de parcerias com o diretor mundial da Google Educação alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino tenham acesso a um conjunto de ferramentas para utilização no processo de ensino-aprendizagem. A ideia é que os alunos passem a usar mais ferramentas online no processo ensino-aprendizagem, inclusive criando, interagindo com os professores e colegas.

A sala de aula virtual do Google foi lançada na Paraíba no dia 21 de agosto e está sendo implantada na rede de ensino da Paraíba. Alunos e professores recebem login e senha na escola onde trabalham, estudam e têm acesso a todos os aplicativos, inclusive a sala virtual (A Paraíba na maior sala de aula do mundo), onde está o desafio que vai sortear prêmios para alunos e professores.