João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-governadora abre a 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 21:58 - Fotos:  Junior Fernandes/SecomPB

A vice-governadora Lígia Feliciano abriu, nesta quinta-feira (26), a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). A solenidade contou com a presença da a secretária Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Meneccuci.

Em seu pronunciamento, Lígia Feliciano disse que este é um momento histórico de consolidação de políticas voltadas para mulheres e também de busca por mais recursos destinados a autonomia feminina e ao enfrentamento da violência. “Precisamos avançar mais e os desafios são muitos, principalmente na questão da equidade dos direitos salariais e autonomia econômica”, ressaltou.

Ela anunciou a doação oficial do terreno do Governo do Estado para construção da Casa da Mulher Brasileira, projeto do Governo federal pactuado com o Estado. A Casa da Mulher Brasileira vai reunir vários serviços de atendimento à mulher em um único ambiente e funcionará no bairro de Mangabeira.

A vice-governadora entregou junto com a deputada Estela Bezerra e a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o título de cidadã paraibana concedido pela Assembleia Legislativa para a secretária Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Meneccuci.

Ao ser homenageada, Eleonora Meneccuci disse que a Paraíba e João Pessoa representam seu refúgio na época da ditadura militar. Ela afirmou que o título é “o melhor da sua vida”, pois vem carregado de afeto, emoção e registros da memória de reconstrução de sua vida familiar. “João Pessoa me acolheu para refazer minha vida com meus dois filhos”, relembrou. Ela agradeceu pela concessão do título e dedicou o ato a todas as mulheres paraibanas.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que o momento atual é de luta pela laicidade e de esforço para que políticas públicas implementadas ao longo da última década não retrocedam. “A Conferência, que reúne mais de 400 mulheres, visa consolidar uma frente de luta permanente por mais direitos e participação. Não vamos retroceder”, disse.

Mais de 400 delegadas eleitas nas conferências municipais prestigiaram o momento de muita emoção marcado por apresentações da Orquestra de Mulheres Jovens – Prima Paraíba.  A conferência continua nesta sexta-feira (27), com grupos de trabalhos em eixos temáticos, que inclui a discussão da criação de um Sistema Nacional de Políticas para Mulheres, incluindo o financiamento das políticas, como ocorre com as áreas de saúde e educação, e aprofundar a discussão sobre o sistema político com a participação das mulheres e a igualdade.

Programação

Sexta-feira – Dia – 27/11

8h – Acolhimento e metodologia do dia de trabalho

8h30 – Divisão dos GTs.

Eixo I – Facilitação: Odete Ricardo e Rosangela Silva – Relatoria – Isabel Cristina e Gisele Rocha

Eixo II – Facilitação: Elinaide Alves Carvalho e Fátima Aquino – Relatoria – Rociane Trajano e Samara Monteiro

Eixo III – Facilitação: Joana D`Arc e Gilma Germano – Relatoria – Claudia Naiza e Luciana Michelly

Eixo IV – Facilitação: Dulce Loss e Leandra Cardoso – Relatoria – Andrea Coutinho e Terezinha de Jesus Dantas

11h – Definição da delegação da Paraíba:

  • Sociedade Civil – 40 Titulares e 10 Suplentes
  • Governo Municipal – 13 Titulares e 05 Suplentes
  • Governo Estadual – 07 Titulares e 03 Suplentes

12:30h – Almoço

14:30h – Coordenação Plenária Final – Gilberta Santos Soares e Verônica Lourenço

Apresentações do GTs (Relatoria e Facilitadora)

18h – Encerramento