João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-governador participa de lançamento do Proatur Copa, em Fortaleza

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 14:51 - Fotos: 
O vice-governador do Estado, Luciano Cartaxo, e o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edivaldo Nóbrega, participaram, nesta quarta-feira (03) do lançamento do Proatur Copa, programa de crédito regional destinado à ampliação e modernização dos serviços turísticos do Nordeste visando a Copa do Mundo de 2014. O lançamento aconteceu no auditório do Gabinete da Presidência do BNB, em Fortaleza (CE), com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto.

O programa foi instituído pelo Banco do Nordeste e pelo Ministério do Turismo e dispõe de R$ 523,6 milhões oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de recursos internos do banco. Até 2014, mais dinheiro será alocado. O valor é destinado a empresas privadas, cujo foco é a atividade turística (agências de viagem e turismo, operadoras turísticas, resorts, hotéis, transportadoras, organizadoras de feiras ou congressos, parques temáticos, restaurantes, lanchonetes, marinas, museus, casas de espetáculos e a restauração de edifícios históricos).

“O diferencial do programa é que o financiamento tem prazo de 20 anos (com cinco de carência) para implantação de meios de hospedagem e de 15 anos (com cinco de carência) para investimento e financiamento no turismo regional. Assim, percebe-se que, além de possibilitar o desenvolvimento da rede hoteleira, todos os setores do trade turístico dos estados da região são beneficiados”, assinalou o vice-governador Luciano Cartaxo.

Ele avalia que o Proatur Copa é mais uma demonstração de que o Mundial de Futebol é uma excelente oportunidade de desenvolvimento da região Nordeste e não apenas das cidades-sede. Segundo Cartaxo, uma reunião deve ser realizada com os representantes do setor na Paraíba para que os empresários tomem conhecimento do programa. “Queremos democratizar as informações sobre esta tão importante ação do BNB”, afirmou.

Desenvolvimento
– O secretário Edivaldo Nóbrega também destacou as vantagens do financiamento. “É uma excelente oportunidade para os empresários paraibanos e o Governo do Estado atuará como um facilitador, como um intermediário de forma que eles tomem conhecimento deste programa, que contribuirá para o desenvolvimento da Paraíba. Temos que nos adiantar, pois não podemos ficar de fora”, afirmou.

Dentro do Proatur Copa são financiáveis, além de outros itens, a aquisição de veículos automotores voltados para o desempenho da atividade do empreendimento financiado; máquinas e equipamentos; móveis e utensílios; capacitação de mão-de-obra e aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações no transporte turístico de passageiros.

Fernando Oliveira, da Assessoria da Vice-Governadoria