João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-governador inaugura novas salas, viabilizadas por convênio entre a instituição e Governo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 21:01 - Fotos: 
O vice-governador Luciano Cartaxo representou o governador José Maranhão na inauguração de quatro novas salas no Hospital Padre Zé, instituição filantrópica de João Pessoa, localizado no bairro do mesmo nome. A solenidade ocorreu a partir das 17h.  Um convênio firmado em junho deste ano, entre o Governo do Estado e o Hospital Padre Zé, no valor de R$ 600 mil por ano (R$ 50 mil/mês), garante os retornos cirúrgicos do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL). Nesta parceira o Padre Zé funciona como unidade de apoio no serviço de retorno ambulatorial, ou seja, no egresso cirúrgico, os pacientes são acompanhados em todo o processo de recuperação.

O vice-governador destacou que a parceria vai melhorar as condições de trabalho no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Ele acredita que parcerias semelhantes serão firmadas também com outros hospitais. “O Hospital Padre Zé, pela sua tradição e trabalho filantrópico que realiza, é motivo de orgulho para o Governo do Estado constituir convênios em benefício da população”.

Apoio e sensibilidade – O diretor presidente da unidade hospitalar, desembargador Júlio Aurélio Coutinho, afirmou que a parceria representa um instrumento positivo em favor das pessoas carentes e necessitadas. “O governador José Maranhão, sempre sensível, procura de todas as maneiras dar condições ao Padre Zé para que o hospital atenda melhor aos pacientes não só de João Pessoa”, revelou. Em recente levantamento, constatou-se que 127 municípios paraibanos já enviaram pacientes ao Padre Zé, 20 outros vieram de municípios de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

O presidente do Padre Zé ressalta que as melhorias inauguradas nesta segunda-feira somente foram possíveis graças ao apoio do governador e do secretário estadual da Saúde, José Maria de França. A instituição hospitalar disponibiliza dez enfermarias, fisioterapia, laboratórios, setores de psicologia, urologia, obstetrícia, raios-X, ultrassonografia, dentre outros serviços, a pessoas carentes.

Recuperação – O secretário estadual da Saúde, José Maria de França, revelou que a parceria já está funcionando. Os egressos de cirurgias no Hospital de Trauma já estão sendo tratados até à recuperação no Padre Zé, que atende por mês mil pacientes oriundos do Trauma. O objetivo do convênio é liberar em poucos dias as pessoas atendidas no Hospital de Trauma, para que a unidade retome o padrão de atendimento nos casos de emergência.

O diretor do hospital de Emergência e Trauma, o médico José Carlos Freitas Evangelista, explicou que o convênio com o Hospital Padre Zé foi uma medida adotada para evitar a superlotação e devolver ao Trauma o perfil para o qual foi inaugurado, que é atender pacientes politraumatizados. “Desde que o atual governo assumiu, trabalhamos na busca pelo resgate do perfil do hospital, que tinha se transformado em um grande hospital geral.

As salas inauguradas são uma para colocação de gesso, outra para curativos, além de dois consultórios de ortopedia. Todo o material para a funcionalidade do serviço será fornecido pelo Hospital de Trauma. No Hospital Padre Zé funcionam os atendimentos de retorno da ortopedia, cirurgia de mão, urologia e fisioterapia.

Na solenidade, a diretoria do Hospital Padre Zé prestou homenagens a funcionários e ex-diretores da entidade. O padre Juarez Benício Xavier, já falecido e que dirigiu o hospital entre 1974 e 1998, foi homenageado com a inauguração de um busto nos jardins daquela casa de saúde.

Josélio Carneiro, com fotos de Manodecarvalho, da Secom-PB