João Pessoa
Feed de Notícias

Vice-governador abre audiência sobre reconstrução da Paraíba

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 16:29 - Fotos: 

O vice-governador, Luciano Cartaxo, e o secretário de Planejamento e Gestão, Ademir Alves de Melo, abriram a 12ª audiência pública do Plano de Reconstrução da Paraíba 2009/2010, realizada a partir das 9h nesta quarta-feira (16) no Garden Hotel, em Campina Grande.

Cartaxo lembrou a importância das audiências públicas para que cada região aponte as prioridades elegidas pela comunidade, que devem receber investimentos do Governo do Estado tanto no curto prazo, quando observado o Plano de Reconstrução da Paraíba, quanto em relação às perspectivas de longo prazo, em relação ao Plano Estratégico da Paraíba 2011/2025. O vice-governador comentou ainda que as demandas urgentes também poderão ser atendidas até o final do ano, dependendo do teor da reivindicação.

Pleitos – Entre as principais demandas encaminhadas pelos representantes dos municípios estavam a construção de creches, estradas, postos policiais, passagens molhadas, Unidades de Saúde da Família, escolas, centro de convivência de idosos e de pessoas com necessidades especiais, matadouros públicos e barragens.

Também foram pedidas a distribuição de ambulâncias, obras de saneamento básico, convênios para manutenção de rede hospitalar, a construção de um pólo industrial, ginásio poliesportivo e até a reforma e ampliação de um teatro e a construção de um centro cultural, estes últimos para a cidade de Riacho de Santo Antônio.

O líder do PMDB na Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Fernando Carvalho, presente ao evento, apontou algumas das prioridades para a cidade, indicando entre elas a urgência de conclusão da estação de tratamento de esgoto do conjunto habitacional em Novo Cruzeiro e das obras do aterro sanitário do Conjunto do Ipep. Também compareceram os prefeitos de Alcantil e de Barra de São Miguel, além de representantes das cidades de Natuba, Queimadas, Lagoa Seca, Gado Bravo e Riacho de Santo Antônio.

Sem partido – Ao comentar o baixo comparecimento dos prefeitos, o secretário Ademir de Melo voltou a frisar que as audiências públicas não têm um caráter político-partidário. “Não se trata de uma audiência do PMDB, PT, PCdoB ou PSB”, frisou, lembrando “a importância de um trabalho conjunto para o bem de toda a Paraíba”.

Também compareceram ao evento os secretários da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho; de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo; da Agricultura, Ruy Bezerra, e o de Interiorização, Assis Costa, além do chefe de gabinete do prefeito Veneziano Vital do Rego, Hermano Nepomuceno.

A próxima reunião será realizada em João Pessoa com a presença do governador José Maranhão, nesta sexta-feira (18) no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), no Bairro dos Estados. A audiência deve contar com a participação de representantes de 25 cidades do litoral norte e sul do Estado, mais João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Também estão convidados deputados federais e estaduais, além de representantes da sociedade civil organizada.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag