João Pessoa
Feed de Notícias

Viaturas dos Bombeiros serão abastecidas com água de poço

terça-feira, 12 de junho de 2012 - 17:43 - Fotos:  Cláudio Goes/Secom-PB

As três viaturas de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Campina Grande serão abastecidas com a água do poço artesiano que está sendo perfurado na área do 2º Batalhão da corporação, na Avenida Almeida Barreto, no bairro São José. Este é o primeiro poço aberto pela perfuratriz rotopneumática, adquirida recentemente pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM),

“Serão 15 mil litros de água que o Governo do Estado vai deixar de comprar para abastecer as nossas viaturas utilizadas para conter incêndios. Agora teremos um grande hidrante natural e perene”, afirmou, nesta terça-feira (12), o comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Fábio Santos, que acompanhou o início dos trabalhos de perfuração.

O presidente da CDRM, Geraldo Nobre, disse que o início dos trabalhos está sendo positivo e serve como demonstração de como o moderno equipamento funcionará na perfuração de 90 poços artesianos por mês na região do semiárido paraibano, um aumento de um para três poços perfurados por dia.

A capacidade para perfuração é de até 180 metros de profundidade. O conjunto de equipamentos custou R$ 750 mil, cujos recursos são oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – Funcep. O equipamento inclui o caminhão, um compressor e outras peças.

Estiagem – Em virtude da estiagem que atinge 195 municípios da Paraíba, o Governo do Estado elaborou um plano emergencial. Geraldo Nobre revela que serão recuperados ou desobstruídos 800 poços artesianos públicos. Para esta operação vão ser aplicados R$ 3,1 milhões, valor já aprovado pelo Ministério da Integração com a primeira parcela a ser liberada esta semana.

Os poços apresentam problemas como obstrução, recuperação de cata-vento, eletrobombas, recuperação de tubulações, dentre outros. O plano emergencial tem o prazo de 180 dias, a mesma duração dos decretos de situação de emergência dos 195 municípios.