Fale Conosco

13 de maio de 2016

VI Semana Estadual da Luta Antimanicomial começa nesta segunda-feira 



A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, promove, nesta segunda-feira (16), às 13h30,  no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a VI Semana Estadual da Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Não Nego…Eu Luto por uma Sociedade sem Manicômios!”. Na abertura do evento haverá apresentações culturais e conferência com o tema: “Marcus Matraga Presente”, ministrada pelas palestrantes Marcela Lucena e Nelma Melo.

A semana acontece até o próximo dia 20 com diversas atividades, entre elas, a marcha dos usuários, no dia 18, às 15h, com concentração no Busto de Tamandaré e saída até o largo da Gameleira.

Uma das novidades deste ano é a homenagem ao professor de Psicologia, o mineiro Marcus Matraga, assassinado em fevereiro deste ano, na Bahia, onde morava. Marcus foi um dos pioneiros na luta pela reforma psiquiátrica e criação dos Centros de Atenção Psicossocial, os CAPS.

“As condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. Estas manifestações têm o objetivo de manter vivo o cuidado com os pacientes, e para que fique claro que eles não devem ser excluídos ou isolados da sociedade, mas sim orientados e acompanhados em espaço aberto dentro da comunidade”, disse a coordenadora de Saúde Mental da SES, Shirlene Queiroz.

Programação dos municípios - O evento também acontece simultaneamente em vários municípios do Estado, com rodas de conversas, palestras, caminhadas, atividades dos CAPS envolvendo a Saúde e Educação dos municípios com panfletagens, exposições de peças produzidas por usuários, apresentações teatrais e exibição de filmes sobre saúde mental.