Fale Conosco

11 de novembro de 2014

Versão Preliminar do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é disponibilizada para consulta online



A versão preliminar do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Paraíba (PERS-PB) já está disponível para receber contribuições online. Até o dia 10 de dezembro, as pessoas que quiserem enviar sugestões fundamentadas que venham a contribuir com o Plano podem acessar o site do Governo do Estado no link http://migre.me/mLCSI e preencher o formulário eletrônico relativo à consulta pública.

De acordo com o assessor técnico de Meio Ambiente da Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Beranger Araújo, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos está em fase final de elaboração depois de um longo processo dialógico e participativo com os municípios paraibanos. “Depois de pronta a versão preliminar do documento, realizamos quatro audiências públicas nas cidades de Sousa, Patos, Campina Grande e João Pessoa, onde foram apresentadas e discutidas as proposições, metas e estratégias de gestão do Plano”, lembrou Beranger.

Com o objetivo de se adequar à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, e buscar soluções para os problemas provocados pela gestão inadequada dos resíduos, a Secrataria, através de convênio com o Ministério do Meio Ambiente, iniciou o processo para elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que auxilia diretamente a tomada de decisão no âmbito do manejo de resíduos sólidos.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos, enquanto um conjunto de propostas de ações estruturantes voltadas ao planejamento de políticas públicas para a Gestão de Resíduos Sólidos, vai nortear as práticas a serem regidas pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com as instâncias de outros poderes públicos.

Ele visa a adoção de práticas comuns direcionadas à alimentação de um processo de transformação da realidade com o encerramento de lixões e a destinação ambientalmente adequada destes resíduos, traduzindo-se em implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.