João Pessoa
Feed de Notícias

Vendas no Salão da Agricultura animam participantes

sábado, 27 de julho de 2013 - 22:03 - Fotos:  Secom-PB/ Antônio David

Aprendizado e oportunidade. Essas são as palavras usadas pelo agricultor Miguel Araújo da Silva, morador do município de Baía da Traição, para definir o Salão da Agricultura, que acontece na orla de João Pessoa até este domingo (28). Ele é um dos 200 participantes do evento, que reúne trabalhadores rurais, artesãos, comerciantes e representantes de entidades públicas e privadas.

Miguel é membro da Associação Paraíba Mel, que inaugurou, no último dia 19 de abril, uma unidade de extração do produto, com ajuda do Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar. “Esse é o primeiro evento do qual participamos depois de abrir a casa do mel”, revela. “Estamos bem satisfeitos, porque hoje produzimos mais e com qualidade reconhecida pelos clientes”, acrescentou.

A produção de mel da associação aumentou em 30% com a unidade de extração. Os produtos também ganharam nova embalagem, rótulos e são preparados com apoio de máquinas profissionais. “Estamos vendendo bem aqui no Salão, não só o mel, mas o artesanato das nossas aldeias”, declarou Aebson Macedo, 20, integrante da associação.

Renda renascença – Outro destaque do Salão de Agricultura é a renda renascença. Maria Aparecida Silva Sousa, veio do município de Zabelê para comercializar os produtos no evento. “Eu trabalho com esse material há 40 anos, comecei na infância vendo minha mãe produzir”, disse.

A artesã também trabalha na agricultura, mas diante da estiagem registrada nesse ano se dedicou nos últimos meses à renda. “Foi ótimo trazer o Salão para a praia, onde tem muitos turistas, à procura pelos produtos está sendo boa”, revelou.

A produção de renda renascença na região de Zabelê também tem apoio do Projeto Cooperar. A construção da casa das rendeiras deu uma alavancada na produção do município. Além dos projetos de apoio à apicultura e artesanato, o Cooperar reúne no evento produção de cocada, kits de mecanização e de irrigação.

O Salão da Agricultura vai ser encerrado com uma feira de agricultura familiar. Oficinas, cursos e atrações artísticas complementam a programação. Diariamente, o evento conta com trios de forró pé de serra e cantores de MPB, como Erlaine Cristina e Marcos Moreno.