João Pessoa
Feed de Notícias

Comércio da Paraíba registra segundo maior crescimento do Nordeste

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 - 17:41 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira / Secom-PB

O volume de vendas do comércio da Paraíba registrou alta de 17,1% em outubro, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo paraibano obteve a segunda maior taxa de crescimento entre os nove estados do Nordeste. O estado do Maranhão liderou as vendas com alta de 22,7% enquanto no Brasil o índice de crescimento ficou em 9,1%.

O comércio paraibano também registrou a segunda maior taxa de expansão da Região nas vendas de outubro sobre setembro (2,9%). Somente o Maranhão ficou à frente da Paraíba (3,8%). Outros estados registraram queda nesse índice como a Bahia (-1,1%), o Rio Grande do Norte (-1,1%) e o Ceará (-0,7%). De janeiro a outubro, a Paraíba acumula alta no volume de vendas do comércio de 9,5% contra 7,9% até setembro.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o resultado da pesquisa divulgado pelo IBGE “ficou em sintonia com a taxa de participação do setor varejista no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Em outubro deste ano, por exemplo, a participação do varejo na arrecadação do principal tributo estadual atingiu 17,06%, quase um ponto percentual a mais que a taxa do ano passado (16,08%)”, comentou o secretário, que destacou mais uma vez a parceria do Governo do Estado com as entidades empresariais do setor.

“A Secretaria de Estado da Receita atendeu às duas reivindicações das entidades. A primeira foi o parcelamento do ICMS das vendas de dezembro em duas vezes, extensivo a todos os contribuintes varejistas do Estado regularmente inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS da Paraíba. Já a segunda solicitação atendida foi da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP) que promoveu a campanha ‘Natal Surpresa’ no mês de novembro e neste mês. Todos os lojistas de João Pessoa que aderiram à campanha também poderão parcelar o ICMS de novembro em duas vezes. Os dois decretos que tratam do benefício já foram publicados no Diário Oficial do Estado e estão em vigor”, informou Marialvo Laureano.

Laureano prevê que as vendas ficarão ainda mais aceleradas nos últimos dois meses do ano, que são de pico do setor devido às compras natalinas, “daí a importância do parcelamento” diz o secretário, que completa: “Como o faturamento do varejo é sempre maior em novembro e, principalmente, em dezembro em relação aos demais meses do ano, como forma de amenizar o caixa das empresas que têm títulos e folha salarial maior, o Governo adotou mais uma vez o parcelamento do tributo”, finaliza.