João Pessoa
Feed de Notícias

Velejadores franceses que participam de rally conhecem belezas turísticas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 - 16:29 - Fotos: 
Os tripulantes dos 30 barcos franceses que participam do Rally Illes du Solier conheceram nesta semana os principais pontos turísticos do litoral paraibano. Durante sete dias, os barcos permaneceram atracados na marina-Jacaré-Villagem, em Cabedelo. Segundo o organizador do evento na Paraíba, Philippe Fessard, pelo menos 80 tripulantes receberam material informativo distribuído pela PBTur.  O roteiro do Rally Illes du Solier teve início na França, em outubro do ano passado, e deverá completar seu circuito na foz do Rio Amazonas, no final de março.

No caminho para o Brasil os barcos fizeram a travessia das Ilhas Canárias e de Cabo Verde e aportaram em Salvador (BA). De lá seguiram para uma escala na Paraíba, onde permaneceram por sete dias e, na última terça-feira (1º) subiram para Fernando de Noronha (PE). Pelo roteiro, os barcos seguem ainda esta semana para Fortaleza (CE), depois navegam pelo Rio Parnaíba, no Piauí, seguindo para Belém (PA). Até o final de março devem chegar ao seu destino final, que é o Rio Amazonas.

Philippe Fessard destacou o potencial náutico e a estrutura da costa paraibana para receber todos os tipos de embarcações. “Este é o quinto ano que os velejadores do Rally Illes du Solier passam por João Pessoa”, comentou. Segundo ele, os franceses se sentiram seguros em João Pessoa e Cabedelo, quando manifestaram o desejo de retornar à Paraíba, sobretudo pela beleza do litoral e a acolhida que receberam dos paraibanos.

Fessard destacou ainda o apoio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e do Sesc (Serviço Social do Comercio) ao evento. “Os  velejadores tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos do Estado que foram apresentados no estande que a PBTur montou na marina, onde foi distribuído material institucional (panfletos, mapas, CD e DVD’s) mostrando os principais pontos turísticos, artesanato e gastronomia. Já o Sesc fez a recepção dos participantes do rally com apresentações de danças e grupos folclóricos.