João Pessoa
Feed de Notícias

Veículos trafegam pela Ponte da Batalha em caráter emergencial

terça-feira, 30 de abril de 2013 - 17:38 - Fotos:  José Cabral / DER

O tráfego de veículos de pequeno porte entre os municípios de Santa Rita e Cruz do Espírito Santo está sendo feito por cima da Ponte da Batalha desde a noite desta segunda-feira (29).

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER) determinou a reabertura da ponte em caráter emergencial, em decorrência da interdição do desvio que foi tomado pelas águas do Rio Paraíba.

O desvio foi construído ao lado da ponte para execução das obras de ampliação de 90 para 160 metros de comprimento, um investimento de R$ 2,8 milhões, com recursos próprios do Estado. Para que fosse possível abrir o tráfego aos veículos, as duas cabeceiras da ponte, cujas obras estão em fase final, receberam camadas de aterro de solo com brita e revestimento com pré-misturado. O diretor de Obras do DER, Hélio Cunha Lima, assegurou que, se houver redução das chuvas, as cabeceiras serão concluídas em pouco tempo, mas para isso será necessário que o tráfego de veículos volte a ser realizado pelo desvio.

A ampliação vai eliminar o rompimento dos aterros de encontro da ponte nos períodos de chuvas, evitar interrupções do tráfego da rodovia, reduzir os índices de acidentes rodoviários e oferecer maior segurança à população usuária.

Além dos milhares de veículos que trafegam diariamente entre a Capital e o Brejo paraibano, a PB-004 e, consequentemente, a Ponte da Batalha, beneficia diretamente os municípios de Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e Sapé, contemplando uma população de 186.741 habitantes.