Fale Conosco

29 de dezembro de 2012

Veículos de comunicação do país destacam Paraíba como destino emergente em 2012



O ‘Destino Paraíba’ nunca foi tão visto e lido nos últimos anos como em 2012. Um levantamento quantitativo realizado pela Coordenação de Comunicação da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) em todo o material veiculado na mídias impressa e  televisiva, incluindo alguns portais como UOL e IG, foram contabilizadas citações e reportagens especiais em mais de 30 veículos de comunicação. A avaliação é que os principais roteiros paraibanos foram divulgados, em média, por três grandes veículos de comunicação a cada mês.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, que é jornalista de formação, disse que tem consciência da importância que a mídia nacional e internacional tem no processo de divulgação dos destinos turísticos. Por conta disso, assim que assumiu a presidência da PBTur, implementou as parcerias com os jornalistas, sempre procurando ampliar essa relação, principalmente, buscando a mídia espontânea.

Entre os veículos de comunicação que revelaram os roteiros da Paraíba estão os jornais de circulação nacional como a Folha de São Paulo, Estadão e O Globo, no eixo Rio-São Paulo.  Os jornais regionais, a exemplo do Correio Braziliense, do Distrito Federal, O Popular de Campinas – SP, A Tarde, da Bahia, de Alagoas, Goiás, Ceará, Rio Grande do Sul entre outros estados também publicaram reportagens sobre o ‘Destino Paraíba’. A Paraíba também foi destaque em revistas especializadas em Turismo, como a TAM Nas Nuvens (por duas edições neste ano), Aventura & Ação (esportes radicais), Nova Imagem, Viaje Mais, Guia Quatro Rodas, Viagem Turismo, entre outros.

Nas TVs – A participação do ‘Destino Paraíba’ nas emissoras de TV também foi intensa. Ruth Avelino enfatiza que desde a TV Serra Dourada, afiliada do SBT, em Goiás, até a TV Record de São Paulo, estiveram revelando para milhões de telespectadores do Brasil e do mundo as belezas naturais e a infraestrutura do turismo paraibano. Destaques para veiculação de reportagens sobre o ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, e das turmalinas em Santa Luzia, exibidas no programa Melhor do Brasil, na Record.

Somente no mês de dezembro, afirmou a executiva da PBTur, a Paraíba foi destaque na revista de bordo da TAM (TAM Nas Nuvens) e Raça Brasil, nos Cadernos de Turismo do jornal O Globo e Folha de São Paulo, além de uma reportagem especial veiculada no O Clarín, maior veiculo de comunicação impresso da Argentina. A emissora TVB, afiliada da Record de Campinas, em São Paulo, exibiu o programa de variedades ‘Por Ai’, mostrando o litoral e brejo paraibanos. “Tivemos um ano bastante produtivo no processo de divulgação e não temos como mensurar exatamente quanto iríamos gastar com publicidade paga nestes veículos. Por isso convidamos os jornalistas para virem conhecer de perto o que temos de melhor”, explicou a executiva.

O sucesso no investimento na mídia espontânea se deve também as parcerias firmadas entre a PBTur e o trade paraibano. “É importante destacar o apoio da ABIH-PB e Abrasel, do Fecomércio, Convention Bureau de João Pessoa e Campina Grande nestes convites aos jornalistas. Juntos nós oferecemos apoio logístico para que os profissionais possam viajar pelo estado, se hospedar e conhecer nossa gastronomia”, declarou Ruth Avelino.