Fale Conosco

14 de novembro de 2014

Varejo da Paraíba registra maior crescimento do Nordeste



O volume de vendas no varejo paraibano reagiu em setembro e apresentou a maior taxa de crescimento na Região do Nordeste, segundo informou a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (14). Em setembro, o comércio no Estado registrou alta de 5,6% sobre igual mês do ano passado. Ao lado de Sergipe, a Paraíba liderou a expansão do mês na Região.

De agosto para setembro, o volume de vendas da Paraíba manteve alta pelo segundo mês consecutivo (0,5%), enquanto o país registrou crescimento de 0,4%. Dos nove Estados do Nordeste, quatro apresentaram queda nas vendas sobre o mês anterior: Bahia (-1%), Maranhão (-0,9%), Alagoas (-0,4%) e o Piauí (-0,3%).

Segundo dados do IBGE, o resultado positivo do comércio em relação a agosto foi influenciado por altas em cinco das dez atividades pesquisadas. A maior taxa foi registrada no segmento de móveis e eletrodomésticos. Também puxaram para cima os resultados de outros artigos de uso pessoal, que engloba lojas de artigos esportivos e de brinquedos, por exemplo — e combustíveis.

No cenário nacional, a Paraíba ao lado dos Estados do Norte: Acre (20,6%), de Roraima (14,3%), de Rondônia (13,3%) e Amapá (9,4%) apresentaram os maiores resultados em setembro. No acumulado de janeiro a setembro, a Paraíba subiu de 2,9%, até agosto, para 3,2%, em setembro, ficando novamente acima da média nacional (2,6%).

Taxa de crescimento do varejo no NE em setembro

Unidade da Federação

Taxa de crescimento

PARAÍBA

5,6%

Sergipe

5,6%

Maranhão

4,7%

Ceará

3,7%

Piauí

3,1%

Bahia

2,8%

Rio G. do Norte

1,7%

Alagoas

0,5%

Pernambuco

0,3%

Brasil

0,4%

Fonte: PMC/IBGE